Teresópolis toda na Internet

 

 

Filmes, cultura e festa no interior

'Festival de Cinema' e 'Cultura nos Bairros'

Foto: Claudio FurtadoTeresópolis, 27/10/2009 - Teatro, animação cultural, música, dança, contação de histórias e cinema ao ar livre. Esta mistura garantiu um fim de semana animado no interior do município, com a realização de edição dupla do projeto Cultura nos Bairros, da Secretaria de Cultura, e a exibição gratuita dos filmes do Cinearte Sarau.

No sábado, 24, as atividades foram realizadas em Pessegueiros, no Segundo Distrito, e no domingo, 25, em Bonsucesso, no Terceiro Distrito.

A festa começou no sábado à tarde, na sede do Nikkei Clube, em Pessegueiros. Moradores da região, adultos e crianças, se reuniram no local para acompanhar o Cultura nos Bairros.

A primeira atração da tarde foi a encenação da peça ‘Chapeuzinho Vermelho’, uma adaptação do conto infantil homônimo, com linguagem atualizada, feita pelo professor de teatro Adriano Ramires e encenada pelos alunos do curso de teatro da Secretaria de Cultura.

Interação garantida entre público e a trupe do Cultura nos Bairros - Foto: Cláudio FurtadoEm seguida, foi a vez da contação de histórias, com a professora Andrea Sant’Anna, que encantou a criançada com a história ‘Chapeuzinho Amarelo’, de Chico Buarque, que aborda os medos infantis.

Interagindo com a garotada, Andrea emendou um repertório musical alegre, com canções infantis consagradas, como ‘O Pato’ e ‘A Casa’, e ainda realizou uma oficina de argila com as crianças da região. Sem nenhuma timidez, a pequena Aiane Costa, de cinco anos, acompanhou Andrea nas músicas. “Achei tudo legal. Mas o que mais gostei foi cantar”, disse a menina.

O Cultura nos Bairros em Pessegueiros teve ainda a participação dos professores Marcos André e Patrícia Araújo, com direito à palhinha do subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho. “Estar aqui, trazendo nossas atrações, já é uma grande festa. Mas hoje o dia está ainda mais especial, já que, além do Cultura nos Bairros, teremos aqui, pela primeira vez, um cinema a céu aberto”, lembrou Fialho.

À noite, com o telão inflável de 9mx16m devidamente montado, a equipe do projeto Brasil Adentro – Cinearte Brasil exibiu os filmes ‘Vida de Cachorro’, de Charlie Chaplin, e ‘Se eu fosse você 2’. A exibição é resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Cinearte Sarau, projeto da Arte Brasil Produção Cultural, que tem patrocínio da Petrobras, apoio do Ministério da Cultura, e está percorrendo municípios dos Estados do Rio de São Paulo.

A professora Leila Santos aprovou o evento. “Aqui em Pessegueiros nunca acontece nada. Por isso mesmo, hoje o dia foi mais do que especial. Trouxe meus filhos à tarde para o Cultura nos Bairros. Eles adoraram. Voltei em casa rapidinho e retornei para assistir aos filmes. Se tivéssemos sempre atividades assim, seria ótimo”, disse Leila, mãe de Pedro Augusto, de seis anos, e Luis Guilherme, de quatro.

Chuva não atrapalha festa em Bonsucesso

Xando Pernambuco, Dudu Black, Cintia Luando e a professora Mônica Botafogo - Foto: Cláudio FurtadoNo domingo, 25, foi a vez da comunidade de Bonsucesso receber a visita dos projetos Cultura nos Bairros e Cinearte Sarau. As atividades aconteceram no centro de Bonsucesso, no galpão cedido pela família Barãozinho, e começaram com a trupe do curso de Teatro de Rua da Secretaria de Cultura.

Usando e abusando das fantasias e acessórios, os atores interagiram com o público, brincaram e cativaram principalmente as crianças. Os amigos Luis Felipe Freitas, Paola da Silva Mello, Fábio Gomes Rangel e Laura Gomes da Costa se divertiram. “Muito bom brincar com estas fantasias”, disse Paola. Já Ana Carolina Ferraz, 10 anos, aproveitou para recitar a poesia “Um mundo de paz”, de autoria de sua turma do 4º ano da Escola Estadual Municipalizada Francisco Maria Dallia.

Vanda Pinheiro foi a atração logo em seguida e fez sucesso com seus repentes e músicas, a exemplo de ‘Fuscão Preto’, ‘Quando’, Estúpido Cupido’ e ‘Beijinho Doce’. Também voluntário do Cultura nos Bairros, o cantor Dudu Black interpretou as músicas ‘Trecho’ e ‘Come on everybody’, de sua autoria, além de ‘Quem é você’, poema de Antonio Jorge dos Santos, que faz parte do livro ‘Amor, natureza e vida’, lançado semana passada na Casa de Cultura.

A dança folclórica do Mineiro-Pau, que normalmente acompanha o cortejo do Boi Pintadinho, foi outra atração que fez sucesso, encenada pelos alunos dos cursos de teatro da Secretaria de Cultura, sob a orientação da professora Mônica Botafogo. A trilha sonora ficou a cargo de Mônica, acompanhada de Cintia Luando, Dudu Black e Xando Pernambuco, e também agradou o público. A tarde de festa teve ainda a participação da professora Adalgisa de Carvalho, que encantou a todos com o conto popular francês ‘A ratinha branca’, utilizando ainda bonecos de fantoche. A lavradora Maria Aparecida Ribeiro acompanhou tudo de perto, ao lado dos quatro filhos. “Achei ótimo, superanimado. É difícil ver algo assim por aqui. A criançada adorou”, elogiou.

À noite, novamente a atração foi a exibição dos filmes do Cinearte Sarau. Mesmo com chuva, a comunidade prestigiou o projeto e se protegeu como pôde para não perder os filmes. “Achei muito interessante. Uma atividade diferente, que permite o acesso da nossa comunidade à cultura, incentivando o interesse das crianças”, comentou a pedagoga Fernanda Lima, que levou a filha Júlia, oito anos, para assistir aos filmes. O casal Ricardo da Silva e Edimárcia Gomes também gostou. “Nada melhor do que um cineminha para fechar o domingo com chave de ouro. Trazer este projeto foi uma ideia perfeita”, disse Ricardo.

Técnico de áudio e um dos responsáveis pela equipe do Cinearte Sarau, Rubens Do Carmo saiu satisfeito com os resultados em Teresópolis. “Nossa proposta é atingir a todos os públicos, principalmente aquele que tem menos acesso, e apresentar também às pessoas o cinema nacional. Foi exatamente o que fizemos aqui, com sucesso. É muito bom quando o público permanece, faz questão de ficar, apesar das condições adversas. É isso que nos deixa satisfeitos. Valeu a pena trazer o projeto para Teresópolis”, avaliou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que prestigiou o evento nos dois dias, este fim de semana foi uma excelente oportunidade de promover o acesso à cultura nas localidades do interior. “Idealizamos o Cultura nos Bairros para promover este acesso, levando atividades culturais e de entretenimento às comunidades mais afastadas do centro. E o projeto Cinearte Sarau somou ainda mais a este nosso objetivo”, comemorou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui