Teresópolis toda na Internet

 

 

Dedo de Deus em Mostra Internacional

9ª Mostra de Filmes de MontanhaO Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, com o organizador da Mostra no Rio de Janeiro, Alexandre Diniz - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 27/10/2009 - O público pôde conferir cerca de 50 filmes inscritos na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, realizada no último final de semana (de 23 a 25 de outubro), no tradicional cinema carioca “Odeon”, na Cinelândia. A mostra nasceu com o objetivo e o compromisso de estimular a produção nacional desses filmes no Brasil, uma vez que na Europa e nos Estados Unidos já existem há pelo menos 30 anos.

A primeira mostra, em 2004, teve apenas nove filmes inscritos e seis exibidos. Este ano foram 50 filmes inscritos. Entre eles, “Caminho Teixeira”, que conta a história de cinco jovens de Teresópolis que, em 1912, resolveram subir o “Dedo de Deus”.

Os pioneiros mal sabiam o que era montanhismo, mas isso não os impediu de levarem a pátria no pensamento e a bandeira do Brasil até o cume do grande monolito, que se transformou em um símbolo do montanhismo nacional.

A mostra foi um sucesso. O Cine Odeon Petrobrás totalmente restaurado, com capacidade para 600 pessoas, estava cheio. A escalada ao Dedo de Deus marcou o início desse esporte no Brasil. E por esse motivo, o filme que mostra Teresópolis, foi o primeiro a ser exibido na mostra e, aplaudido por todos que ali prestigiavam o festival. O documentário “Caminho Teixera” é da 9D Produções e foi dirigido por Alexandre Diniz.

A intenção dos organizadores do evento é trazer para Teresópolis, no próximo ano, com o apoio da Prefeitura Municipal, a 10ª edição da Mostra Internacional de Filmes de Montanha. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, representada pelo Subsecretário Ronaldo Fialho, compareceu ao evento a fim de prestigiar o filme e seus organizadores. “Nada melhor do que uma cidade como Teresópolis, com a cadeia montanhosa que tem, para receber uma mostra de filmes de montanha, e poder resgatar o título de cidade dos festivais. Esse festival de cinema já está no calendário de eventos para 2010”, afirmou o Subsecretário, Ronaldo Fialho.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Wanderley Peres, o filme mostra muito mais do que a corajosa escalada dos cinco jovens. “O Dedo de Deus é o nosso principal cartão postal e também um dos maiores cumes do Brasil. Além de resgatar esse histórico episódio para o montanhismo brasileiro, o filme vai possibilitar a divulgação da cidade por todo o País e até no exterior”, finalizou Wanderley.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui