Teresópolis toda na Internet

 

 

Referência na Educação Inclusiva

Teresópolis esteve em Fórum estadualA Coordenadora da Divisão de Educação Especial, Márcia Cristina Soares, apresenta em Campos o trabalho desenvolvido em Teresópolis - Foto: Rogério Soares

Teresópolis, 27/10/2009 - Uma delegação da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, liderada pela Coordenadora da Divisão de Educação Especial, Márcia Cristina Soares, participou do I Fórum de Educação Inclusiva do Norte e Noroeste Fluminense em Campos dos Goytacazes na última sexta-feira, 23.

Acompanhada da psicopedagoga Mara Isabel dos Santos, e da professora especialista em deficiência visual, Cristina Kenupp, Márcia apresentou o bem sucedido trabalho do município de Teresópolis no âmbito da Educação Inclusiva a outros municípios e entidades que militam em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Foto: Rogério SoaresDe acordo com a coordenadora da Divisão de Educação Especial, o convite para o evento surgiu a partir do conhecimento do Conselho Municipal para Inclusão das Pessoas com Deficiência de Campos dos Goytacazes (COMDE), que há muito tempo luta pela instalação de políticas públicas mais eficientes para as pessoas com deficiência.

“Aceitamos o convite de pronto. Acreditamos que, mais do que poder apresentar um trabalho bem sucedido, o Fórum proporcionou a troca experiências com outros municípios que ainda não possuem trabalhos tão amadurecidos na área e também com aqueles que possuem trabalhos bem desenvolvidos e importantes para adquirimos novos conhecimentos.” ponderou Márcia Cristina.

Um dos destaques da apresentação da delegação de Teresópolis foi a quantidade de profissionais especializados atuando nas salas de aula e, quando necessário, na casa do aluno que não tem condição de estar na escola regular. “Por lei é direito de toda criança e adolescente estar na escola. Neste sentido, o nosso maior esforço está concentrado em incluir os alunos com deficiência na escola regular sem que haja distinção ou qualquer tipo de discriminação. Para isso, nós estamos investindo na capacitação de professores e profissionais da educação para que esta demanda possa ser atendida com isonomia”, salientou.

O cuidado com a saúde dos professores foi outro ponto de destaque. “O município de Teresópolis possui um projeto pioneiro nesta área que é o Programa de Saúde do Profissional de Educação (PSPE). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Teresópolis e nós acreditamos que a saúde do docente influencia diretamente no sucesso das aulas e, por conseguinte, do aluno”, destacou Márcia.

Segundo ela, a secretaria já está em conversação com o Ministério da Educação, através de sua secretaria de Educação Especial, para que seja realizado, em breve, um fórum em Teresópolis. “A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, não poupou esforços para que nós estivéssemos lá apresentando nosso trabalho. Infelizmente em função da mudança de data que ocorreu ela não pôde estar presente, mas o trabalho desenvolvido em nosso município foi apresentado”, finalizou Márcia.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui