Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis premiada na Olimpíada de Matemática

Alunos da Rede Pública homenageados

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 27/10/2009 - A OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas homenageou 64 alunos da rede pública de Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto nesta quinta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos receberam um certificado de menção honrosa pelo desempenho em 2008 e três estudantes de Teresópolis receberam a medalha de bronze da OBMEP. A Secretária Municipal de Educação, Magaly Tayt-Sohn, o Secretário de Educação de São José do Vale do Rio Preto, José Adilson Priori, o coordenador regional da OBMEP da região 1, Marcelo da Silva Corrêa, e a Diretora do departamento pedagógico da Secretaria de Educação, Carla Rabello, participaram da solenidade.

Segundo a Secretária de Educação, Magaly Tayt-Sohn, o objetivo é fazer com que os estudantes despertem o interesse pela matemática e entendam a sua importância no dia-a-dia. “Assim, eles descobrem que a matemática é legal, diferente e não assusta. Os adolescentes presentes passaram por esta experiência ano passado e, com certeza, ano que vem estarão ainda mais motivados”, declarou a Secretária.

O Secretário de Educação de São José do Vale do Rio Preto, José Adilson Priori, acredita que a olimpíada funciona como um diagnóstico. “A matemática está presente em todas as situações da vida e em todas as áreas de conhecimento. Com a olimpíada, os alunos sentem que estudar é prazeroso e que vale a pena”, comentou.

De acordo com Marcelo Corrêa, coordenador regional da OBMEP, a olimpíada é um desafio para todos, tanto para os alunos quanto para os professores e escolas. “A OBMEP busca gerar oportunidades para que os adolescentes talentosos cresçam. Como consequência, temos resultados no desempenho do aluno, na vida escolar e cotidiana. O projeto estimula o aprendizado para, inclusive, outras disciplinas e muitos apresentam excelentes índices de aprovação em vestibulares”, destacou.

A premiação de alunos na OBMEP 2008 totalizou 300 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata e 1.800 medalhas de bronze. Todos os alunos premiados com medalhas receberão bolsas de Iniciação Científica Jr, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico, no valor de R$ 100 mensais, para que estudem matemática sob a coordenação dos professores indicados pela OBMEP.

Para Yuri Ramos Correa, aluno do 7º ano da Escola Municipal Ginda Bloch, a iniciativa da Secretaria de Educação, junto com a OBMEP, de premiar os alunos é importante para incentivar a participação nas próximas edições. “Estudei bastante para conquistar o bronze. Sendo medalhista, tenho a oportunidade de me preparar ainda mais para a próxima, já que ganhei o curso de iniciação científica”, comentou.

Alunos com os melhores desempenhos das escolas Coronel João Limongi e Prefeito Bianor Martins Esteves, de São José do Vale do Rio Preto, foram agraciados com o certificado de menção honrosa . De Teresópolis, o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, Colégio Estadual Euclydes da Cunha, Colégio Estadual Higino da Silveira, Centro Educacional Beatriz Silva, Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, Centro Educacional Helena Paula Tavares, Cia José Francisco Lippi, Ciep José Olympio, Escola Municipal Ginda Bloch, Escola Municipal Manoel Medeiros Sobrinho, Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães, Escola Municipal Professor Paulo Freire e Escola Municipal Sakurá tiveram alunos homenageados.

Os resultados dos estudantes premiam também mestres, escolas e municípios. Os professores receberam troféus pelo desempenho dos alunos e as escolas e municípios recebem incentivos. ”A ideia é investir no ensino da matemática, promovendo o conhecimento”, completou Marcelo Corrêa.

Olimpíada Brasileira de Matemática

A OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto voltado para escolas públicas, estudantes e professores e cria um ambiente estimulante para o estudo da disciplina. A OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a ampliação e correção de provas até o Programa de Iniciação Científica, realizado em diversas partes do país, com o objetivo de promover o estudo da matemática e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O projeto é uma iniciativa de professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, e da Sociedade Brasileira de Matemática, mantida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

A Olimpíada de Matemática atinge 99% dos municípios do país e, na próxima fase que será realizada ano que vem, contará com a participação de 43.851 escolas municipais, estaduais e federais, com mais de 19 milhões de alunos do 6º e 9º ano inscritos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui