Teresópolis toda na Internet

 

 

Ministra Nilcéa Freire em Teresópolis

Encontro Regional de Mulheres Rurais

Teresópolis, 21/10/2009 - Nesta sexta-feira, 23 de outubro, Teresópolis recebe delegações de vários municípios, como Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e Mesquita, para participar do I Encontro Regional Serrano de Mulheres Rurais.

Realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, o evento acontece das 9h30 às 16h, no Várzea Palace Hotel (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 55 – Várzea).

O Prefeito Jorge Mario abrirá o evento, acompanhado da Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Governo Federal, e da Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos.

É esperada a participação da Deputada Federal Cida Diogo, da Deputada Estadual Inês Pandeló e da Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva. Para Norma Suely, será um grande encontro de cidadania, onde serão discutidas questões relativas à vida, à saúde e aos direitos das trabalhadoras rurais.

Promoção da cidadania

Constam da programação do I Encontro Regional Serrano de Mulheres Rurais palestras sobre os direitos das mulheres rurais e uso de agrotóxicos, atos culturais e espaço para troca de experiências. Também vão participar do evento delegadas do Orçamento Participativo e as empreendedoras do Espaço Mulher, iniciativa direcionada para a valorização e a promoção da mulher e focado no empreendedorismo solidário feminino.

A ação reúne 138 mulheres empreendedoras da economia solidária, que expõem e vendem, em estandes padronizados todo fim de semana, na Praça Olímpica, no centro da cidade, artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato. O Espaço Mulher dá oportunidade para esse grupo de mulheres de comercializar a sua produção e, assim, garantir a sua emancipação financeira.

“Nosso governo vem buscando recursos e parcerias para a formulação de políticas públicas e a realização de projetos que promovam o desenvolvimento social e econômico de toda a população. Porém, neste evento destacamos a atuação das mulheres rurais que, através do seu árduo trabalho, contribuem para o crescimento do município”, assinala o Prefeito Jorge Mario.

Confira abaixo a programação do evento:

9h30 – Abertura oficial
10h30 – Palestra com a Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres
11h – Atos culturais
12h – Intervalo
13h – Palestra: “Os direitos das mulheres rurais”, com a palestrante Maria América Pires, da Superintendência de Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos
13h40 – Palestra: “Plantando saúde: agrotóxicos x produtos orgânicos”, com o palestrante Emerson Fernandes Alves, da Secretaria Municipal de Agricultura
14h20 às 14h30 – Troca de experiências
14h30 às 15h – Intervalo
15h às 16h – Ato cultural e encerramento

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui