Teresópolis toda na Internet

 

 

Educação Inclusiva em Teresópolis

Secretaria participa de Fórum

Márcia Cristina Soares, Chefe da Divisão de Educação Especial e a professora Magali Tayt-Sohn, Secretária Municipal de Educação estarão em Campos debatendo sobre Educação Inclusiva - Foto: SecComTeresópolis, 21/10/2009 - A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, e uma delegação da Divisão de Educação Especial vão participar do I Fórum de Educação Inclusiva do Norte e Noroeste Fluminense.

Promovido pelo Conselho Municipal para a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (COMDE) de Campos, o evento acontece nesta sexta-feira, 23, e é voltado principalmente aos profissionais de educação e pessoas com deficiência ou que tenham parentes nestas condições.

Dirigido pela psicóloga e psicopedagoga, Márcia Cristina Soares de Siqueira, a Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis já se tornou uma referência no Estado.

“O trabalho desenvolvido em Teresópolis por nossa equipe é muito bem feito, envolve profissionais competentes e uma busca constante de aperfeiçoamento. Daí surgiu o convite para a apresentação e debate neste evento. Atendemos hoje em Teresópolis cerca de 600 alunos com necessidades especiais, como deficiências física, intelectual, auditiva, visual e condutas típicas. Graças a este trabalho, temos conseguido, com grande sucesso, garantir a inclusão desses alunos nas escolas da rede municipal de ensino”, explica Magali Tayt-Sohn.

O evento, que será realizado das 8h às 18h, no Auditório da Faculdade de Direito de Campos, tem sua solenidade de abertura marcada para as 8h30. Às 9h, acontece o início dos trabalhos, com a participação dos representantes da Secretaria de Educação Especial/MEC, as professoras Martinha Clarete Dutra dos Santos e Rita Reckziegel Bersch. Na ocasião será abordado o tema ‘Inclusão nos sistemas educacionais públicos, hoje’. Os debatedores serão a coordenadora regional Norte Fluminense I, professora Marinea Abude; a secretária municipal de Educação de Campos, professora Cerlene Freitas Azeredo; e a secretária municipal de Educação de Teresópolis, professora Magali Tayt-Sohn.

Representantes do COMDE, IFF, Uenf e UFF debaterão o tema ‘Acessibilidade e inclusão em Campos e nas universidades’. Em seguida, o promotor público federal Joaquim Gimenes falará sobre ‘Educação Inclusiva. O que é necessário fazer?’. Sempre após os debates, haverá um tempo para que os participantes possam fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também debate e redação da Carta de Campos.

Para a chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Cristina Soares de Siqueira, o evento traz a oportunidade de divulgar o trabalho realizado em Teresópolis. “Esta será uma ótima oportunidade para passarmos um pouco da nossa experiência em como proporcionar ao aluno com necessidades educativas especiais o acesso ao ambiente escolar regular, respeitando suas diferenças individuais e suas necessidades específicas, que é a principal prioridade da Divisão de Educação Especial em Teresópolis”, ressalta Márcia Cristina Soares de Siqueira.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui