Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis, a "Cidade dos Festivais"

Cidade lança calendário na maior feira da América LatinaEstande de Teresópolis faz sucesso na maior Feira de Turismo da América Latina - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 23/10/2009 - Com vasto material informativo sobre as atrações turísticas da cidade, Teresópolis marcou presença no 37º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e da Feira das Américas – Abav 2009.

O Prefeito Jorge Mario, o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida e empresários da cidade visitaram a Feira, nesta quarta-feira, 21. Reconhecido pela indústria turística como o principal foco de comercialização e comunicação do setor, o evento no Riocentro reuniu este ano mais de mil expositores e delegações estrangeiras de 35 diferentes países.

Prefeito Jorge Mario e Secretário de Turismo, Michel Al Odeh prestigiam a Feira de Turismo - Foto: Roberto FerreiraCom um estande próprio pela primeira vez, Teresópolis divulgou os atrativos turísticos da cidade através dos roteiros "Teresópolis é 10!" e "Serra Verde Imperial", além de lançar o calendário de eventos para 2010 ‘Teresópolis – Cidade dos Festivais’.

Além dos já tradicionais Festival de Inverno, ChocoSerra e Feport, o calendário inclui o Terê Verão em fevereiro; o Festival Terê Bossa, em março; o Festival de Frutos do Mar, em abril; o Festival de Dança, em setembro; o Festival de Fondue, em junho; o Festival de Forró e o "Natal dos Sonhos na Serra", entre outros festivais de teatro, literatura e artes. O estande da cidade foi um dos mais visitados da Feira. Na ocasião, também foi lançada a candidatura da cidade para sediar o Salão Estadual de Turismo, em 2011.

O presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, comandou a abertura do Congresso. Eleito Estado-patrono do evento este ano, coube a Minas Gerais abrir a cerimônia, que contou com a presença dos ministros do Turismo, Luiz Barretto, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, dos governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, além de representantes da Comissão de Turismo no Senado e na Câmara. “É uma felicidade estar terminando 2009 com uma feira tão fantástica e celebrando as vitórias e conquistas do Brasil, que se devem a uma série de fatores, especialmente o fato do Rio de Janeiro ter sido escolhido como sede das Olimpíadas de 2016”, disse Sérgio Cabral.

O ministro Luiz Barretto destacou o bom momento da economia brasileira, em grande parte estimulada pelo turismo, que contou com a colaboração de diversas empresas e entidades no estímulo do mercado interno. “O Brasil superou a crise com demonstrações de rigor da nossa economia e o empresariado fez sua parte utilizando verbas e promoções, virando o mercado para o consumidor brasileiro. Houve grande esforço para estimular os negócios e o resultado é claro para o mundo todo”, afirmou.

Falando em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, encerrou a solenidade, ressaltando o papel preponderante do turismo para o desenvolvimento da economia brasileira, como alavanca de emprego e renda, principalmente, e elo importante dentro das políticas de inclusão social. “Este é o momento e a hora do Brasil”, afirmou Dilma Roussef.

Teresópolis marca presença na Abav

O Prefeito Jorge Mario enfatizou a importância da participação de Teresópolis no evento. “Participar da Feira é fundamental para a divulgação do nome de Teresópolis no cenário nacional e até internacional. O estande vai fazer com que a marca Teresópolis, como destino turístico, seja conhecida e potencializada. Acreditamos que o turismo é a mola propulsora do município. Já lançamos a candidatura de Teresópolis como sede do Salão Estadual de Turismo 2011. Além disso, teremos um estande na edição 2010, que acontece em abril do ano que vem, em Paraty”, ressaltou o Prefeito.

Jorge Mario também falou sobre o lançamento do Calendário de Eventos 2010 ‘Teresópolis, Cidade dos Festivais’. “Queremos consolidar Teresópolis como a cidade dos festivais e para isso estamos dando um passo importante com o lançamento do Calendário de Eventos na Abav, que está sendo um grande sucesso, pois tem fila de pessoas buscando o nosso material. Em todos os meses do ano de 2010 teremos festivais que vão atrair um número maior de turistas para cidade e, consequentemente, irão gerar trabalho e renda para os teresopolitanos”, salientou o Prefeito.

O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, também destacou a visibilidade que a Feira proporciona aos expositores. “A visibilidade que temos aqui é de grande importância para Teresópolis, pois traz o destaque especial que a cidade merece. Teresópolis está trilhando um caminho para figurar no topo do turismo do Brasil. Esse reconhecimento parte, inclusive, do Ministério do Turismo e da TurisRio. Por indicação da TurisRio e aprovação do Ministério do Turismo, Teresópolis será uma das cidades indutoras do turismo no Brasil. Isso significa que além da cidade ser amplamente divulgada pelo Governo Federal, teremos a possibilidade de recebermos mais recursos para investir no setor”, explicou Michel Al Odeh.

O Secretário adiantou ainda que a Prefeitura está preparando o Dia da Conscientização do Turismo. O evento, previsto para novembro, vai contar com a participação de entidades de classe e autoridades Estaduais e Federais. O Dia da Conscientização tem o intuito de mostrar para os empresários locais a importância da profissionalização no setor para melhorar o atendimento especial que o turista merece.

Fernando de Oliveira é agente de turismo e trabalha na área há 23 anos. Ele aprovou o material disponibilizado pelo estande de Teresópolis. “É um material instrutivo excelente e, com certeza, vai compor todo o conhecimento que temos para divulgar a cidade. Já vendemos pacotes da cidade e vamos investir ainda mais na oferta deste produto para os nossos clientes”.

Maior Feira de Turismo da América Latina

Os cinco pavilhões do Riocentro concentram estandes de todos os estados brasileiros, além das agências de viagem e membros do trade turístico. Sendo o estado patrono da feira neste ano, Minas Gerais mostra toda a cultura, gastronomia e economia das suas cidades em vários locais. Além disso, o visitante é atraído também pela diversidade de formas e figuras nos estandes de cada lugar. Um exemplo é Curitiba, onde as pessoas são recebidas em um ônibus, ou o próprio espaço da TurisRio, que possui uma decoração inspirada nas Olimpíadas, com o exterior feito de medalhas e o interior em formato de botequim, representando a hospitalidade tipicamente brasileira e carioca.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui