Teresópolis toda na Internet

 

 

VI Fórum de Produção Acadêmica

Evento reuniu estudantes e professoresRicardo Maia de Siqueira, coordenador do mestrado em Ciências Contábeis da UFRJ ministrou a oficina “A importância da educação continuada para o profissional” - Foto: Karlany Soares

Teresópolis, 14/10/2009 - Entre os dias 2 e 9 de outubro o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu o VI Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), que reuniu estudantes e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, além de alunos e profissionais do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO).

Com o tema central "A construção da identidade no século XXI”, o fórum promoveu a integração dos cursos, dando visibilidade à produção acadêmica e iniciação científica em mais de 40 atividades entre minicursos, oficinas, mesas-redondas, painéis, palestras, conferências e programação cultural.

Alunos e professores dos cursos do CCHS debateram “A construção da identidade no século XXI” no VI Fórum de Produção Acadêmica - Foto: Karlany SoaresDe acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Vicente de Paulo Carvalho Madeira, o fórum é a concretização da integração acadêmica através da articulação do conhecimento. “A intensa atividade acadêmica que existe no UNIFESO durante o fórum evidencia a produção acadêmica dos docentes; a integração entre todos os cursos do CCHS e também a iniciação científica dos alunos”, destacou o professor.

“A instituição tem atingido o objetivo de integrar a articulação do conhecimento dos estudantes e os profissionais de suas respectivas áreas”, declarou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS, agradecendo a todos os participantes do fórum.

A conferência de abertura debateu o tema central e foi proferida pelo Professor-Doutor Paulo Roberto de Mendonça Motta, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Vivemos em um mundo de constantes mudanças e para não enfrentá-las de maneira dramática devemos tentar reconhecer as inovações e transferências de conhecimento em todas as esferas para ajudar no desenvolvimento do país”, refletiu.

Entre os destaques da programação, mesas-redondas sobre políticas de urbanização e regularização de favelas; memórias e patrimônios: experiências em formação de professores; a interação das profissões na área de ciências humanas e sociais; decisões logísticas de estocagem e manuseio.

Na oficina “A importância da educação continuada para o profissional”, os professores Isabel Cabral, do curso de Ciências Contábeis do UNIFESO, e Ricardo Maia de Siqueira, coordenador do mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostraram a importância da educação continuada. “Eventos como esse fórum são exemplos de educação continuada e ambientes ideais para debater as modalidades de conhecimento para a adequação nas constantes transformações do marcado”, declarou o professor, ressaltando que o UNIFESO está cumprindo o seu papel de instituição de ensino superior em discutir temas relevantes para a sociedade.

Alunos e professores dos cursos do CCHS que tiveram seus trabalhos aprovados pela comissão científica participaram da Comunicação Oral. Ao todo foram seis trabalhos, entre eles “A evolução e o crescimento da mulher negra no Brasil”, da egressa Bianca Gláucia Lourenço, do curso de Administração. “A apresentação foi muito interessante porque promoveu o debate entre os alunos de vários cursos e melhor compreensão do trabalho”, avaliou. Já para a aluna Maclean Guarnido Correa de Melo, do 4º período de Pedagogia, que apresentou o trabalho “Quem é a educadora da creche”, também avaliou como positivo o debate durante as apresentações. “Além de agregar conhecimento, o fórum do CCHS estimula a pesquisa e permite que os alunos de outros cursos debatam acerca de um mesmo tema e sob mais de um ponto de vista”, considerou.

Programação Cultural

Durante o VI Fórum de Produção Acadêmica do CCHS, os participantes assistiram ao mini-encontro dos corais de Libras do curso de Pedagogia do UNIFESO, do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO). Na sexta, dia 2, o Pré-Fórum aconteceu com a Noite Poética, quando alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do CESO, que com base no eixo temático “Meio Ambiente e Ação do Homem” fizeram apresentações de poesia nas formas de recital, música e apresentação teatral.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui