Teresópolis toda na Internet

 

 

XI Colóquio França-Brasil

Debates e novas ideias para Teresópolis

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 06/10/2009 - Dando início ao XI Colóquio França-Brasil, o teatro do SESC Teresópolis recebeu profissionais da área de urbanismo, arquitetura, sociologia e antropologia da França e do Brasil, além de representantes do quadro político municipal e estadual para discutir assuntos relevantes à vida cotidiana da sociedade brasileira.

Com o tema “Pensar Teresópolis na sociedade do conhecimento” e o subtema “Le Corbusier e as unidades de habitação: de Marselha a Teresópolis”, o colóquio dá prosseguimento ao tema “Pensar Teresópolis”, discutido na décima edição do evento, realizado em 2004, e que resultou na criação do Fórum Permanente Pensar Teresópolis. Este fórum completa, em 2009, cinco anos de estudos e debates com a comunidade teresopolitana sobre os problemas da cidade.

Durante três dias foram tratados assuntos de importância para o desenvolvimento socioeconômico do município, como política urbana para o turismo, política habitacional e urbana para Teresópolis. Também será implantado o CEAQ Brasil - Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, ligado ao CEAQ Sorbonne, em Paris. Considerado um marco de ação para o desenvolvimento de Teresópolis, o CEAQ tem como objetivo promover estudos e pesquisas sobre a cidade e a vida cotidiana da sociedade, visando colher subsídios para estudos mais aprofundados.

Representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes falou sobre a preocupante super população dos centros urbanos e da necessidade de criar políticas de mobilidade social sustentável com qualidade, além da ordenação dos transportes públicos de massa. “É necessário qualificar esse processo. Para isso precisamos de investimentos, exatamente o que vai acontecer com o Rio de Janeiro sediando as Olimpíadas, inclusive as Olimpíadas Militares que acontecem no Rio em 2011”, concluiu Júlio Lopes.

O professor doutor Pierre Fernandez, diretor da Escola de Arquitetura de Toulouse, na França, disse que o momento atual, de grandes preocupações ambientais, é propício para um encontro como este. “A questão do desenvolvimento sustentável não é uma questão isolada e sim planetária. Esse processo precisa de muita troca internacional, porque as soluções são nacionais e até mundiais. Cada experiência vivida em qualquer lugar do mundo precisa ser transmitida para ajustar uma forma de desenvolvimento realmente sustentável”, concluiu Pierre.

Representando o prefeito Jorge Mario, o secretário de Governo, José Alexandre, falou sobre a importância do Colóquio. “O evento foi importante porque reuniu pensadores, pessoas preocupadas com o progresso e com soluções para as diversas áreas de estruturas em Teresópolis, como transporte e habitação. O apoio da Prefeitura foi em função dessa importância e de se ter no final desse processo todo, alguns subsídios que a administração possa utilizar na concepção de projetos futuros. O prefeito Jorge Mario tem a visão de apoiar os eventos locais e iniciativas que reúnam pessoas comprometidas com o desenvolvimento”, concluiu o secretário José Alexandre.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui