Teresópolis toda na Internet

 

 

7º Cultura de Raiz comemorou o Dia das Crianças

Diversas apresentações na manhã de domingo

Patrícia Araújo e Dona Menininha - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 06/10/2009 - Uma manhã de muita festa na Casa de Cultura Adolpho Bloch marcou o 7º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, realizado no último domingo, 4 de outubro. Com violão, pandeiro, sanfona, zabumba, pífano, banjo, gaita e triângulo, a edição especial do evento foi dedicada ao Dia das Crianças e contou com diversas apresentações direcionadas ao público infantil, lotando o teatro da Casa.

Comandada pelo engenheiro agrônomo Beto Selig, que teve direito a um ‘Parabéns a você’ por ter comemorado aniversário, a sétima edição do Cultura de Raiz seguiu o formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça, e contou com a apresentação de diversos artistas, de variados estilos. O Grêmio Musical Paquequer abriu as atividades e despertou o interesse do público ao cantar em coro a música ‘Deus e eu no sertão’.Alunos da Escola Maria Mendes, de Cruzeiro, apresentaram um calango escrito por eles - Foto: Cláudio Furtado

A primeira atração dedicada ao público infantil foi o calango apresentado pelos alunos do 4º e do 5º anos da Escola Municipal Maria Mendes, acompanhados da Folia de Reis de Cruzeiro. Levados à Casa de Cultura pela professora Luciana Malheiros e a diretora Marly Quintanilha, as crianças encantaram a plateia com o calango criado por elas junto com a equipe da Folia.

Amanda Rodrigues, aluna do 5º ano, era só orgulho após deixar o palco. “A gente já tinha se apresentado em Pessegueiros. Mas aqui foi ótimo. Adorei o cenário”, disse a menina, destacando a cozinha de roça que dá o tom do Cultura de Raiz.

Na edição especial pelo Dia das Crianças, o palhaço Lucas Borelli chamou atenção, apresentando número com malabares. Acompanhado do músico Gustavo Agostini e seu pífano, o artista circense usou frutas como abacate, maracujá e lima da pérsia em sua apresentação, arrancando aplausos da plateia.

O cantor Wagner Tadeu interpretou a música ‘A casa’, sucesso de Vinicius de Moraes, acompanhado de fãs especiais. É que ele levou a família toda para o evento: a mulher Giane e as filhas Narayana, Giovanna e Lana. “Não pude vir na última vez e, nesta, fiz questão. Ainda bem. Esta edição especial em homenagem às crianças está sensacional”, disse. E Cândido Neto fez um mix de músicas infantis de raiz, incluindo ‘Cai cai balão’ e ‘Escravos de Jó’.

Dentro da programação infantil, destaque ainda para a apresentação do Grupo Pirueta, que encenou um esquete com fantoches para Os Sapos Cantores, comandados por Raquel Botafogo, Cintia Luando e Patrícia Araújo, e para Fernando Mello, que cantou com a filha Clara.

Música e poesia

Gustavo Agostini e o estreante Carlinhos Boy, que arrancou aplausos ao tocar banjo e gaita ao mesmo tempo - Foto: Cláudio FurtadoEstreante no Cultura de Raiz, Frei Ronaldo encantou a todos ao tocar ‘Asa Branca’ na gaita, acompanhado por Moacir Rosa, no violão. Cecília Cerqueira da Silva, a Dona Menininha, fez sucesso com Patrícia Araújo recitando poemas e apresentando histórias cantadas. E Carlinhos Boy, também estreante, arrancou muitos aplausos tocando banjo e gaita ao mesmo tempo.

Entre os muitos artistas, outro grupo que também chamou atenção foi o Gig Samba Trio, formado por Rogério Falcão, Vandré e Rubens Carneiro. “Realmente, é muito legal o espaço que a Secretaria de Cultura abriu para os artistas ao criar o Cultura de Raiz. É tão relevante que o projeto acabou abrindo portas para nós também. Acabamos de gravar uma letra do sambista Aloísio Machado, uma grande referência musical. E ele nos descobriu exatamente devido ao Cultura de Raiz”, lembrou Rubens.

Seu Timbira e sua trupe também fizeram sucesso com as músicas de quadrilha. E por volta das 14h, Fernando Mello, Gustavo Agostini e Zé Quirino encerraram o evento com muito forró. A manhã de festa teve ainda o tradicional lanche à moda caipira, com bolos, sucos e café. E contou também com estande da Feira de Produtos Orgânicos, organizada pela Associação de Produtores Agroecológicos, onde o público pode encontrar sucos, doces e compotas, tudo produzido de forma ecologicamente correta. Também foi montado estande do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – Núcleo Barroso. E na sala de dança da Casa de Cultura, exposição e venda de peças em cerâmica do Atelier João de Barro, artesanato em lã, artesanato em cabaça e produtos em bambu (Zé do Bambu).

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a cada edição, o Cultura de Raiz se fortalece. “O Cultura de Raiz é realmente um projeto que vale o investimento da Prefeitura na Secretaria de Cultura. Desta vez, tivemos uma edição diferente, direcionada às crianças. Mas isso também é interessante porque atrai um público novo. A tendência é de crescimento constante, ainda mais quando passarmos a realizar o projeto no anfiteatro da Casa de Cultura, que será coberto. Esta é nossa meta para o próximo ano”, comemorou o secretário, lembrando que o próximo Encontro de Cultura de Raiz será realizado no dia 1º de novembro.

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Grêmio Musical Paquequer, Corinto e Reginaldo, Folia de Reis de Cruzeiro, Escola Municipal Maria Mendes, Zé Lopes, Sebastião Pereira, Lucas Borelli, Gustavo Agostini, Wagner Tadeu, Cândido Neto, Denise Gaspar, Frei Ronaldo, Moacir Rosa, Grupo Pirueta, Patrícia Araújo, Andréia Sant’Anna, Cecília Cerqueira da Silva (Dona Menininha), Raquel Botafogo, Cintia Luando, Fernando Mello, Clara Mello, Zé Quirino, Marcus Wolff, Isabela Maia, Roberto Müller, Carlinhos Boy, ‘Seu’ Timbira, Amado Rodrigues, Maura Ferreira, Rogério Falcão, Rubens Carneiro, Vandré, Zé Futrica, Valdo e Valdeci, Jacaré, Crésio da Viola e Wanda Pinheiro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui