Teresópolis toda na Internet

 

 

Jogos Estudantis de Teresópolis

Competição segue até dia 30

Abertura dos JETs - Fotos: Marco Esteves e Roberto FerreiraTeresópolis, 06/10/2009 - Mais de 2 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio participam, até o dia 30 de outubro, dos Jogos Estudantis de Teresópolis (JETs). O tradicional evento conta com 25 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, das zonas urbana e rural. Os Jogos Estudantis têm como finalidade valorizar o esporte no contexto escolar e promover a confraternização entre alunos e professores.

Promovido em conjunto pelas Secretarias de Educação e de Esportes e organizado com o apoio do Núcleo de Evento da Secretaria de Turismo, os JETs reunirão atletas que disputam as seguintes modalidades: basquete, vôlei, futsal, handebol, corrida de orientação, corrida rústica, atletismo, tênis de mesa e xadrez, nas categorias masculino e feminino.Para-atleta conduz a tocha olímpica marcando o início das competições - Fotos: Marco Esteves e Roberto Ferreira

A abertura dos JETs foi marcada também pelo início do Jopete – Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis, que têm o intuito de promover as pessoas com deficiência, motivando sua autoestima através do esporte.

O Jopete reuniu 160 atletas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual, acima de seis anos, que competiram nas modalidades de natação, arremesso de peso e pelota, vôlei especial, chute a gol, cabo de guerra, salto em distância, caminhada, tênis de mesa, dama e dominó.


“Este é um momento de congraçamento e o fato de estar acontecendo neste final de semana tem um significado muito especial”, destacou o Secretário de Esportes, Leandro Aschar, em referência à vitória do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. “Podemos hoje estar formando atletas que se destacarão e competirão nas Olimpíadas. O projeto esportivo da atual administração municipal permite que nossas crianças tenham este sonho e que ele se realize”, disse Aschar.

A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, estava muito feliz em ver o Pedrão lotado na abertura dos Jogos Estudantis de Teresópolis. “Muitas vezes participei deste momento, como aluna da rede municipal, e hoje me sinto realizada por estar deste outro lado, como Secretária Municipal de Educação”, disse. “Os jogos são um importante instrumento de incentivo à prática de atividades esportivas, estimulam a formação da cidadania e proporcionam o resgate da autoestima e dos valores de solidariedade e respeito mútuo”, avaliou a professora Magali Tayt-Sohn.

Os Jogos Estudantis de Teresópolis acontecem até o dia 30 de outubro. As partidas serão disputadas no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na quadra do Centro Educacional Helena de Paula Tavares, na Vila Olímpica, na Casa de Cultura, no Clube Comary, no Sesc Teresópolis e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Como premiação, os três primeiros colocados receberão medalhas. Já os campeões de cada categoria serão agraciados com troféu.

Representam a rede municipal de ensino nos JETs 2009 as escolas Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Cedal e Cerom (São Pedro), Helena de Paula Tavares (Araras), Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Ginda Bloch (Alto), Sakurá (Ermitage), Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho e Paulo Freire (Vale do Paraíso), Alcino Francisco da Silva (Água Quente), Nadir Veiga Castanheira (Três Córregos), Neidy Angélica de Souza Coutinho (Vargem Grande) e Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso). Fazem parte da rede estadual os colégios Euclydes da Cunha (Alto), Campos Salles (Barra do Imbuí), Edmundo Bittencourt e Higino da Silveira (Várzea), Lions Club (Meudon), Ciep Sebastião Mello (Rosário), Presidente Bernardes (São Pedro) e Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Venda Nova).

A rede privada de ensino é representada pelas escolas Verde (Fátima), CENA – Centro de Ensino Atualizado (Barra do Imbuí), Centro de Ensino Serrano (São Pedro) e Educandário São Pedro (Várzea). Neste ano, a maior parte dos colégios particulares não está participando da competição, devido à reposição de aulas pela Gripe A. A ausência do campeão e vice-campeão da edição 2008, respectivamente Colégio São Paulo e Escola George March, promete novidades para o quadro de medalhas de 2009.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui