Teresópolis toda na Internet

 

 

Jogos das Pessoas Especiais

Evento animou o domingoPara-atleta participa da modalidade arremesso de pelota no JOPETE - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 06/10/2009 - No último domingo, 4, cerca de 160 atletas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva deram uma lição de superação de limites e mostraram todo o seu potencial durante o JOPETE – Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis.

Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição promove a inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte adaptado e serve de preparação dos para-atletas de Teresópolis para a Olimpede - Olimpíada da Pessoa Deficiente, realizada todos os anos em Volta Redonda e considerada uma das mais importantes do esporte adaptado do país.Para-atleta participa da bateria de boliche nos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis - Para-atleta participa da bateria de boliche nos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis - Foto: Marco Esteves

Realizados no Várzea Futebol Clube, na Ermitage, os Jogos contaram com disputas nas modalidades de chute a gol, arremesso de peso e pelota, salto em distância com e sem corrida, caminhada de 25m, corrida de 25m e de 50m, corrida em zigue zague, bola ao cesto, boliche, cabo de guerra, natação, dama, dominó e tênis de mesa, nas categorias masculino e feminino.

Os jogos foram disputados simultaneamente, nas dependências do clube, sendo premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada modalidade e categoria.

Secretário de Esportes Leandro Aschar entrega medalha a Dynardo Ribeiro Ramos, 1º lugar na modalidade de dominó, categoria deficiente visual. Compõem o pódio as para-atletas Shellyn Cristina da Silva Cardoso e Nathália da Silva - Foto: Marco Esteves
A delegação foi formada por para-atletas assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, da ASSIND – Associação Síndrome de Down - e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos e pela Secretaria de Esportes.

“O JOPETE passou a ser a menina dos olhos da Secretaria de Esportes. Vamos investir para aprimorar cada vez mais esta competição, onde os atletas são vencedores da vida”, garantiu o secretário Leandro Aschar, agradecendo a dedicação da equipe da secretaria, das instituições parceiras, aos patrocinadores e à direção do Várzea Futebol Clube pelo apoio na realização dos jogos.

“Temos hoje cerca de quatro mil pessoas envolvidas em alguma atividade esportiva promovida pela Secretaria de Esportes, e o projeto do Governo Jorge Mario é ampliar esse quadro”.

Durante o JOPETE, os participantes acompanharam a exibição de vídeo, produzido pela Secretaria de Esportes e que registrou a participação da delegação de Teresópolis na edição 2009 da Olimpede, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, em Volta Redonda. Os 50 para-atletas que representaram Teresópolis na competição trouxeram para o município 64 medalhas, entre ouro, prata e bronze, nas 18 modalidades em que competiram. No final da exibição, os atletas que competiram na Olimpede receberam cópia do vídeo.

Campeões

Portador de mucopolissacaridose tipo 6, doença que lhe tirou a visão e comprometeu seu desenvolvimento físico, Dynardo Ribeiro Ramos festejou o 1º lugar na modalidade de dominó, categoria deficiente visual. Aluno do 7º ano de escolaridade no Cerom, no bairro de São Pedro, ele competiu pela equipe da Divisão de Educação Especial, da Secretaria de Educação. “É a terceira vez que participo do JOPETE, gosto muito. Treinei mais este ano para me sair bem”, disse ele, que estava acompanhado dos pais, Geísa Rosa Ramos e José Carlos Ramos. “Essa competição é o momento das pessoas com deficiência, onde todas se sentem iguais”, opinou Geísa.

Também da delegação da Divisão de Educação Especial, José Rafael Gama Gallo era só alegria ao receber a medalha de 1º lugar na categoria corrida 25m para cadeirante. “Gostei muito de participar e quero agradecer a todos”, disse. Portador de mielomeningocele – também conhecida como espinha bífida, José Rafael é aluno do 3° ano da Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso. “Ele fica feliz em participar de atividades como essa. O JOPETE é muito importante por promover a inclusão da pessoa com deficiência”, comentou a mãe do menino, Patrícia Gama.

“Nos Jogos das Pessoas Especiais os para-atletas mostram que têm potencial e qualidades, como qualquer pessoa. Eles disputam as competições com competência e seriedade. O JOPETE é o espaço de conquista da pessoa com deficiência”, definiu Márcia Cristina da Silva Soares, coordenadora da Divisão de Educação Especial, da Secretaria de Educação.

Inclusão

Para a presidente da ASSIND - Associação Síndrome de Down, Margot Guimarães, os jogos garantem espaço para os portadores de deficiência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos para-atletas. “Eles se sentem úteis e valorizados, aprendem a conhecer os seus limites e os dos colegas, tornando-se mais amigos”, opinou. Segundo lugar na modalidade corrida em zigue zague, Mayara da Costa Santos, da equipe da ASSIND, comemorou ao receber a sua medalha. “Gostei muito. É muito bom estar com os colegas”, comentou ela, que também foi medalhista na Olimpede, competição regional realizada em setembro, em Volta Redonda.

Outro medalhista da Olimpede, e também dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis, foi Marco Antônio Silvério dos Santos, da equipe da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. “Gostei mais da corrida e de estar com os amigos”, comemorou ele, depois de conquistar o 1º lugar na modalidade de corrida 50 metros.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui