Teresópolis toda na Internet

 

 

Coleta Seletiva Solidária em Teresópolis

Capacitação inicia processo

Teresópolis, 02/10/2009 - A Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promovem na próxima terça-feira, dia 6, a primeira oficina do Programa de Capacitação de Gestores Públicos Municipais.

O curso, destinado à implantação da coleta seletiva solidária, será realizado das 9h30 às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). O programa integra o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), em articulação com o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (PROVE).

Seguindo o planejamento de governo do prefeito Jorge Mario, depois da inauguração do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Município, em julho, a implantação da coleta seletiva solidária é a próxima etapa da destinação final do lixo em Teresópolis.

Encontra-se em fase de adaptação um caminhão que vai percorrer alguns bairros da cidade para recolher o lixo reciclável, ou seja, material que pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos, como papel, papelão, vidro, garrafas de plástico e latas de alumínio. “A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido será entregue à Associação Serrana de Catadores, formada pelos 34 catadores que vinham atuando nos últimos meses no aterro sanitário. A intenção é que esse pessoal tenha autonomia para trabalhar, ganhando o suficiente para sustentar suas famílias”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Luiz Castro.

Público alvo

O público alvo da primeira oficina do Programa de Capacitação de Gestores Públicos Municipais é formado pelas equipes técnicas das secretarias municipais da Prefeitura de Teresópolis e órgãos envolvidos com a gestão dos resíduos dos municípios de Carmo, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, que destinam o seu lixo para o Aterro Sanitário de Teresópolis. Representantes de órgãos públicos estaduais e federais, diretores e professores de escolas públicas municipais e estaduais, associações de moradores, cooperativas de catadores e organizações da sociedade civil também são convidadas a participar.

“O objetivo da capacitação é conscientizar os gestores sobre a importância da coleta seletiva. Durante a oficina serão formados agentes multiplicadores para atuar nas comunidades. Essas pessoas vão orientar a população sobre como vai funcionar a coleta seletiva de lixo e sobre a necessidade de separar esse material do lixo doméstico”, explica o biólogo Leandro Coutinho, diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente.

Cooperação

O processo de implantação da coleta seletiva de lixo em Teresópolis teve início em março, quando a Prefeitura assinou acordo de cooperação técnica com o Governo Estadual. Na mesma ocasião, também foi assinado termo de adesão ao projeto de coleta de embalagens pós-consumo com a ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – e com a ABIPLA - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins. Pelo projeto, a ABIHPEC e a ABIPLA se comprometeram a capacitar catadores de cooperativas e associações e a fornecer maquinário para o trabalho. A capacitação dos catadores de Teresópolis já aconteceu. Eles receberam assessoria técnica da organização Circus – Circuito de Interação de Redes Sociais, que presta serviço para a ABIHPEC. Os 34 catadores foram organizados para começar a trabalhar no sistema de cooperativa através da criação da Associação Serrana de Catadores.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui