Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis representada em Boston

Unifeso no maior Congresso de Insuficiência Cardíaca do mundo

Wolney Martins e Thyago Furquim: professor e aluno do UNIFESO no maior Congresso de Insuficiência Cardíaca do mundo - Foto: UNIFESOTeresópolis, 02/10/2009 - O professor Wolney de Andrade Martins, do curso de Medicina e coordenador do projeto da Clínica de Insuficiência Cardíaca e Apoio ao Diagnóstico Cardiovascular (CLIC) do UNIFESO, representou a instituição em evento internacional para apresentação de pôster sobre a insuficiência cardíaca.

O professor foi acompanhado pelo egresso de Medicina Thyago Furquim, que integrou a pesquisa. Também participaram do desenvolvimento do trabalho outros professores e alunos dos cursos de Medicina, além de professores do curso de Enfermagem do UNIFESO. O XIII Congresso Americano de Insuficiência Cardíaca aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro, em Boston (EUA) e reuniu pesquisadores de vários países.

Sob o título "Influenza and pneumococcal vaccination in heart failure patients: a neglected recommendation" (Vacinação contra gripe e pneumonia em pacientes com insuficiência cardíaca: uma recomendação negligenciada), o trabalho é resultado de uma pesquisa que ocorreu entre 2004 e 2006, em que foi analisada a indicação da vacina contra gripe e pneumonia para pacientes com insuficiência cardíaca. Foram analisados dados da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis; dos pacientes atendidos em Unidades de Saúde da Família e também daqueles atendidos com descompensação na emergência do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

De acordo com o professor Wolney Martins, a indicação da vacinação ainda é baixa. "As infecções respiratórias são a segunda maior causa de agravamento do estado de saúde dos pacientes com insuficiência cardíaca. Mesmo sendo recomendada pelos conselhos de saúde e ser oferecida gratuitamente pela rede do SUS, o índice de vacinação nesses pacientes ainda é baixo", revelou o professor, complementando que, "esse estudo confirma a necessidade de implantação de políticas públicas para aumentar o índice de vacinação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes".

O trabalho foi desenvolvido com apoio do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO. O programa é um mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão no Centro Universitário, através de projetos propostos por docentes ou por funcionários técnico-administrativos, possibilitando a inserção do estudante da graduação como estagiário de iniciação científica, mediante processo seletivo.

Congresso de Cardiologia

Estão abertas as inscrições para o VII Congresso Fluminense de Cardiologia. Organizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro o evento acontece em Búzios, entre os dias 15 e 17 de outubro. Alunos e professores representarão o UNIFESO no Congresso.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui