Teresópolis toda na Internet

 

 

7º Cultura de Raiz neste domingo

Música, verso, quitutes e muita alegria, participe!

Em sua sétima edição, o Encontro de Cultura de Raiz será dedicado ao Dia das Crianças - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 01/10/2009 - Descontração, boa música, verso, prosa e muita alegria. Esse é o clima aguardado para o próximo domingo, 4 de outubro, quando será realizado, na Casa de Cultura, o sétimo Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis. Como na sexta edição, o projeto também terá um tema especial: será dedicado ao Dia das Crianças.

Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento vai seguir os mesmos moldes das edições anteriores: um programa de auditório no teatro da Casa de Cultura, aberto ao público em geral e reunindo o maior número possível de artistas ligados à cultura de raiz. Sendo que, desta vez, além das atrações tradicionalmente ligadas à música de raiz, o evento terá participações especiais, destinadas ao público infantil.

Já estão confirmadas a Folia de Reis de Cruzeiro, que cantará um calango criado em conjunto com os alunos da Escola Municipal Maria Mendes, a Companhia Malazartes, que fará apresentação com marionetes, e o Grupo Pirueta, com histórias cantadas, entre outros artistas. A manhã de festa terá ainda malabares, músicas tradicionais infantis e muito mais.

Uma perfeita cozinha de roça

O cenário será o mesmo que encanta o público desde a estreia: uma perfeita cozinha de roça, com direito a fogão de lenha, bancos, mesa, etc, montada no Teatro da Casa de Cultura. E para animar ainda mais o evento, serão servidos alguns quitutes à moda caipira, como bolos, broas de milho e café.

Segundo o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a expectativa é grande para mais esta edição. “Idealizamos o Cultura de Raiz pensando em abrir nosso espaço para os artistas de Teresópolis. E o projeto deu certo. Já tínhamos certeza de que a cidade dispõe de inúmeros talentos. O que faltava era incentivo, fosse para resgatá-los ou para revelá-los. E este estímulo aconteceu através do Cultura de Raiz, resultando em um projeto altamente bem-sucedido”, avaliou.

Sob o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig, o encontro vai reunir diversos estilos da música de raiz, como música rural, calango (música de improviso), toada (tipo de música apresentada nas folias de reis), xote, valsa, rancheira (valsa em ritmo mais rápido) e a moda de viola, além, é claro, das atrações infantis. E a expectativa é que o evento tenha também artistas de outros segmentos, que poderão contar “causos” populares, apresentar esquetes e quadrilhas.

O 7º Encontro de Cultura de Raiz será realizado neste domingo, 4 de outubro, a partir das 9h30, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitscheck, no bairro de Fátima). O evento contará ainda com estandes de produtos em artesanato e terá também a participação da Feira de Produtos Orgânicos, da Associação de Produtores Agroecológicos, comercializando frutas, doces, legumes, sucos e até cosméticos, tudo produzido de forma ecologicamente correta.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui