Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis na capacitação para Profissionais de Museus

Oficina completou mais uma etapa

A chefe do Patrimônio Histórico de Teresópolis, Regina Rebello, o palestrante Ewerton Almeida e o historiador Marcos Lopes - Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 01/10/2009 - Representantes da Secretaria de Cultura de Teresópolis estiveram recentemente em Nova Friburgo para participar da oficina ‘Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica’, que faz parte do Programa de Formação e Capacitação para Profissionais de Museus.

Promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), Instituto Brasileiro de Museus, Sistema Brasileiro de Museus e o Sistema Estadual de Museus, a oficina foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de setembro, no Palácio da Cultura, sede da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo. Teresópolis foi representada pela chefe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, Regina Rebello, e pelo historiador Marcos Lopes, também da Secretaria de Cultura.

O evento teve como objetivo familiarizar os participantes com as modalidades de fomento para a cultura, desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, a exemplo da Lei Rouanet, de incentivo fiscal destinada ao patrocínio de projetos culturais pela iniciativa privada, e que está em reforma. Outro objetivo foi capacitar os participantes quanto à elaboração de projetos culturais, principalmente os ligados à atividade museológica.

A oficina foi dividida em três dias, incluindo palestras e exercícios de aplicação das técnicas em grupo. No primeiro, foi ministrada palestra por Ewerton Almeida, especialista em elaboração de projetos de fomento para a cultura e diretor executivo da Associação Batukada, de Manaus, no Amazonas. Já no segundo dia, foi realizada palestra com o diretor de Pesquisa e Documentação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Sérgio Linhares, tendo como tema ‘Tombamentos no Estado do Rio de Janeiro’.

O encontro teve a participação de representantes de diversos municípios do Estado do Rio e contou ainda com a presença da coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo; da superintendente do Sistema Estadual de Museus, Márcia Bibiani; e do secretário de Cultura de Nova Friburgo, Roosevelt Concy.

Esta foi a quarta oficina realizada este ano, dentro do Programa de Formação e Capacitação para Profissionais de Museus. A próxima será realizada em Teresópolis, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e no Teatro Municipal, tendo como tema ‘Conservação de Acervos’. A oficina será aberta ao público e as inscrições podem ser feitas no Serviço de Patrimônio Histórico, que funciona na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Baltasar da Silveira, 91 – Centro).

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, será uma excelente oportunidade para o aperfeiçoamento das atividades ligadas ao setor cultural. “Além de adquirirmos novos conhecimentos e buscarmos a realização de ações conjuntas, fortalecendo a história e a identidade cultural da cidade, a oficina em Teresópolis vai possibilitar o fortalecimento e dar mais visibilidade ao Patrimônio Histórico e aos demais espaços culturais sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura”, analisa.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui