Teresópolis toda na Internet

 

 

Centro de Tratamento de Resíduos

Processo de licitação já começou

Aterro Sanitário no Bairro do Fischer - Foto: Arquivo/SecComTeresópolis, 02/10/2009 - A comissão de licitação da Prefeitura de Teresópolis recebeu, nesta quinta-feira, 1, seis empresas, das 20 que retiraram o edital, participantes do processo de licitação para a operação do aterro sanitário e tratamento do chorume produzido.

A empresa vencedora será responsável por toda a operação do Centro de Tratamento de Resíduos (CTDR), com o controle do material depositado na área, manutenção dos drenos de chorume e gás, operação da usina de tratamento de material reciclado e reflorestamento dos espaços degradados no interior do aterro. Assim, terá que cumprir todas as exigências e apresentar o menor preço.

Sellix Ambiental e Construção LTDA, Limpatech Serviço e Construção LTDA, Caenge S/A Construção Administrativa e Engenharia, Vital Engenharia Ambiental, Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental LTDA e Locanty.com Serviços LTDA foram as empresas que participaram da primeira parte do processo licitatório. Após o credenciamento das empresas, a comissão fez a abertura dos envelopes com os documentos de habilitação, rubricados por todos os presentes, que serão analisados pela comissão.

“Os envelopes com as propostas também foram recolhidos e permanecerão lacrados e rubricados para a oportuna abertura. A divulgação do resultado da decisão da habilitação será no dia 8 de outubro, às 10 horas”, explicou o secretário de Administração, Carlos Eduardo Ribeiro. Ainda segundo o secretário, após a divulgação dos resultados de habilitação, os envelopes com as propostas de preço serão abertos e a empresa vencedora será chamada para assinar contrato com a Prefeitura.

O grande diferencial do serviço que será prestado pela empresa vencedora da licitação será o tratamento dos resíduos líquidos. “Além de ser coletado, o chorume também será tratado, sem a necessidade de ser levado para uma estação de tratamento de esgoto, que Teresópolis ainda não possui”, explicou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro. De acordo com Castro, um profissional técnico fará a análise do líquido. “À essa mistura de esgoto e chorume será anexado o produto químico necessário, que fará com que o líquido recupere 97% de sua pureza. Com o auxílio de engenheiros químicos, transformaremos o chorume e o esgoto em água, com o tratamento adequado para que seja novamente despejado no rio”, detalhou o Secretário.

Por não possuir tratamento de esgoto, a estação que tratará o chorume e também o esgoto produzido no município e levado até o CTDR pelos caminhões “limpa-fossa”, utilizará um sistema chamado GeoTube, a mais moderna técnica de tratamento de efluentes de origem orgânica. A tecnologia, inovadora e pioneira, só está implementada, no Brasil, nos municípios de Rio das Ostras e Teresópolis.

Destinação correta do lixo

Instalado numa área de 115 mil metros quadrados no km 75,5 da Estrada Rio-Bahia, no bairro Fischer, o primeiro aterro sanitário consorciado do Estado do Rio de Janeiro tem capacidade para absorver as 130 toneladas/dia de detritos produzidos por Teresópolis, mais as cerca de 10 toneladas/dia produzidas pelos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. A proposta do aterro consorciado é do Governo do Estado, dentro do Pacto pelo Saneamento, criado para erradicar os lixões no Rio de Janeiro e levar coleta e tratamento de esgotos a 80% da população em um prazo de dez anos.

Seguindo o Programa Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, a Secretaria Estadual do Ambiente investiu cerca de R$ 5 milhões na construção do empreendimento, utilizando recursos do FECAM - Fundo Estadual de Conservação Ambiental. “O aterro sanitário está todo impermeabilizado, para evitar a contaminação do subsolo, e o lixo é coberto assim que chega. Um dos maiores causadores do efeito estufa, o gás metano produzido pelos detritos é canalizado e queimado, além de contar com a estação de tratamento de chorume”, afirmou Flávio Castro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui