Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresopolitanos vencem Concurso Nacional de Poesia

Alunos da Rede Municipal foram premiados

Professor Carlos Brunno, Fabrício Maciel, Bruno Pimentel e Vanessa dos Santos: Vencedores do Concurso Nacional de Poesia - Foto: SecComTeresópolis, 01/10/2009 - Três alunos da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, de Três Córregos, venceram a terceira edição do Concurso de Poesias do Espaço Cultural São Pedro da Serra, Distrito de Nova Friburgo.

Fabrício Maciel, Bruno Pimentel e Vanessa dos Santos conquistaram o 1°, 2° e 3° lugar na categoria 13 a 15 anos. Alunos do professor Carlos Brunno, que os inspirou e os inscreveu no concurso, os vencedores aguardam ansiosamente o dia 3 de outubro, quando vão receber suas premiações.

“Sempre tive confiança nos meus alunos diariamente talentos aflorarem em nossa escola”, contou o professor Brunno, que através de um criterioso trabalho, despertou em seus jovens alunos a capacidade da escrita poética. Com leitura de textos, exibição de filmes, passeios ao ar livre, dinâmicas preparatórias e uma seleção dos textos produzidos, o professor chegou enfim aos 25 poemas que inscreveu no concurso: “Confesso que quando vi o nível que eles atingiram, quase perdi a inspiração para produzir o meu próprio poema”, brincou o professor que também classificou sua obra em 3° lugar na categoria adulto.

Talentos do Interior

Fabrício de Jesus Maciel, de 13 anos, vencedor do primeiro lugar no concurso se disse surpreso com o resultado. “Foi realmente uma grande surpresa pra mim. O professor pediu e eu comecei a escrever, mas não imaginava que teria a chance de concorrer e vencer”.

O segundo colocado Bruno Pimentel Ferreira, também de 13 anos, concorda: “Levei na brincadeira, mas fui estimulado pelo professor e escrevi o que eu imaginei”. Empolgado com o resultado, Bruno já iniciou uma nova obra. Vanessa Cristina Silva dos Santos, também de 13 anos, que empatou em terceiro lugar com um concorrente de Maricá, demonstra que o talento já é de família. “Não sabia escrever poemas antes das aulas do Brunno, mas tinha uma idéia porque o meu irmão costuma escrever. Além disso, quando se tem um professor como o nosso, motivando a gente, fica mais fácil”.

Para a secretária municipal de educação, Magali Tayt-Sohn, o trabalho de Carlos Brunno merece reconhecimento. “É por conta de professores assim que nossas escolas alcançam um nível de excelência em ensino. São profissionais dedicados à causa da educação, que, apaixonados pelo que fazem, inspiram seus alunos, revelando potenciais e expondo talentos”, ressaltou a professora, lembrando que através de um bom mestre, os alunos de uma escola do interior descobriram uma nova forma de ver o mundo e as coisas que os cercam, adquirindo um olhar sensível e poético, mostrando que o talento não está restrito à urbanidade.

A premiação

A premiação acontece no dia 3 de outubro de 2009, no Espaço Cultural São Pedro da Serra no sétimo Distrito de Nova Friburgo, com leitura dos poemas e entrega dos diplomas. Os alunos de Teresópolis serão levados pela Secretaria Municipal de Educação, acompanhados pela diretora Flávia Maia Gomes Féo e pela professora Franca Machado de Assis. Na ocasião, o professor Carlos Brunno Barbosa estará em Santos, participando do Concurso Internacional de Poesia Contemporânea 2009, no qual um de seus poemas está classificado para a final.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui