Teresópolis toda na Internet

 

 

Dia do Idoso e Dia do Coração

Espaço Mulher comemorou as datas

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 29/09/2009 - Uma ação de promoção à saúde promovida pela equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) da Quinta Lebrão aconteceu neste fim de semana na Praça Olímpica, no Espaço Mulher. A ação, em comemoração ao Dia Mundial do coração e ao Dia Nacional do Idoso, respectivamente 26 e 27 de setembro, teve como objetivo informar e esclarecer as pessoas sobre os cuidados com o coração e a pressão arterial.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura nos países industrializados. Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco como: tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta.

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade.

Compras fictícias

Com o tema “economia doméstica junto a uma alimentação saudável”, a ação pôde informar e orientar as pessoas como gastar melhor seu dinheiro no supermercado.“Uma alimentação saudável não precisa ser necessariamente cara”, afirmou o médico Floriano Tadeu enquanto distribuía notas de dinheiro fictício e folhetos de supermercados para as pessoas que participavam da dinâmica e, a adesão das pessoas era grande à medida que a curiosidade crescia. “Vamos fazer compras como se estivéssemos nos mercados; depois discutiremos”, explicou o médico.

“A hipertensão é uma doença que não se cuida só com medicação é indispensável uma alimentação adequada para ter um bom resultado”, concluiu Floriano.

Para a técnica de enfermagem Silvia Soares a ação serve para conscientizar as pessoas de que cuidar da saúde não é só verificar pressão e tomar remédios. “As pessoas precisam ter mais informação, com essas atividades conseguimos conversar, ouvir queixas e orientar melhor”.

Para o enfermeiro Leonardo Cadilhe a ação é uma forma criativa de interagir mais com o público. “Quando falamos de uma forma diferente sobre o coração ou os problemas que o idoso enfrenta hoje e quais são os seus direitos, isso desperta um interesse maior em aprender”, disse Leonardo.

Conceição de Nazaré, expositora no Espaço Mulher e hipertensa, participou da dinâmica e achou muito interessante e divertido. “Eu procuro sempre estar informada sobre o assunto, assisto palestras, leio, faço dieta e atividades físicas como dançar”.

Para Regina Lúcia, comerciária e também hipertensa, os eventos de promoção à saúde são importantes porque as pessoas não tem noção de que a mudança de pequenos hábitos pode fazer uma grande diferença. “Se a prevenção fosse adotada como estilo de vida o SUS (Sistema Único de Saúde) não estaria sobrecarregado com pedidos de exames como o cateterismo e outros relativos ao coração e outros órgãos”, finalizou Lúcia.