Teresópolis toda na Internet

 

 

JETs e JOPETEs começam neste sábado

Confira informações sobre os JogosLargada da corrida rústica em 2008 - Foto: Portal Terê / Arquivo

Teresópolis, 02/10/2009 - Uma cerimônia festiva marca, neste sábado, 3 de outubro, às 14h, no Ginásio Pedrão, a abertura oficial da edição 2009 de duas importantes competições do calendário do município: os JETs - Jogos Estudantis de Teresópolis – e os JOPETEs – Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis.

Entrada do fogo olímpico, acendimento da pira olímpica, desfile de delegações de atletas e apresentação de tai-chi-chuan marcam a solenidade festiva, que será encerrada com duas partidas de futsal feminino válidas pelos Jogos Abertos do Interior. Vão se enfrentar Itaguaí x Sapucaia e, a seguir, Teresópolis x Duque de Caxias.

Jogos das Pessoas Especiais

Tendo como meta incrementar o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual do município, através do intercâmbio esportivo que facilite a sua relação com o meio social e promova o exercício de sua cidadania, os Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis conta com a participação de cerca de 160 atletas. A delegação é formada por atletas assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, da ASSIND – Associação Síndrome de Down - e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos.

Os jogos acontecem neste domingo, 4, no Várzea Futebol Clube, das 8h às 12h. Haverá disputas nas modalidades de chute a gol, arremesso de peso e pelota, salto em distância com e sem corrida, caminhada 25 metros, cabo de guerra, natação, vôlei especial, queimado, dama, dominó e tênis de mesa. Os vencedores receberão medalhas. A realização e a organização da competição estão a cargo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com patrocínio da SAF Empresarial. “Exemplos de superação, esses atletas são especiais nas atitudes e na forma de conduzir suas vidas. Devemos investir na realização de eventos esportivos como os JOPETEs, abrindo espaço para a integração e o exercício de cidadania desse segmento da população”, avalia o secretário Leandro Aschar.

Jogos Estudantis

Vão participar da competição cerca de 2.000 estudantes entre 13 e 18 anos, representando 25 escolas municipais, estaduais e particulares das zonas urbana e rural. Este ano, a grande maioria das escolas particulares não participará dos jogos, devido à reposição das aulas por causa da Gripe suína. A ausência do campeão e vice-campeão dos Jogos de 2008, Colégio São Paulo e George March, deve alterar o quadro de medalhas deste ano, prometendo surpresas.

Até 30 de outubro, os alunos participam de disputas nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal, tênis de mesa, xadrez, corrida rústica, corrida de orientação, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e provas de velocidade, nas categorias masculina e feminina.

Representam a rede municipal de ensino nos JETs 2009 as escolas Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Cedal e Cerom (São Pedro), Helena de Paula Tavares (Araras), Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Ginda Bloch (Alto), Sakurá (Ermitage), Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho e Paulo Freire (Vale do Paraíso), Alcino Francisco da Silva (Água Quente), Nadir Veiga Castanheira (Três Córregos), Neidy Angélica de Souza Coutinho (Vargem Grande) e Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso).

Fazem parte da rede estadual os colégios Euclydes da Cunha (Alto), Campos Salles (Barra do Imbuí), Edmundo Bittencourt e Higino da Silveira (Várzea), Lions Club (Meudon), Ciep Sebastião Mello (Rosário), Presidente Bernardes (São Pedro) e Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Venda Nova). A rede privada de ensino é representada pelas escolas Verde (Fátima), CENA – Centro de Ensino Atualizado (Barra do Imbuí), Centro de Ensino Serrano (São Pedro) e Educandário São Pedro (Várzea).

Neste domingo, 4, haverá corrida rústica às 8h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Fátima). Já na segunda-feira, 5 de outubro, serão disputadas partidas de futsal feminino e masculino, das 8h45 às 17h, no Ginásio Pedrão.

Confira a tabela da primeira semana de Jogos Estudantis:

CORRIDA RÚSTICA – TODAS AS CATEGORIAS - Local: CASA DE CULTURA

Dia

Horário

Escolas

Domingo, 04/10/09

8h - Concentração e Confirmação da Inscrição

Todas as Inscritas

Domingo, 04/10/09

9h - Início da competição

Todas as Inscritas

 

FUTSAL FEMININO – 1a CATEGORIA - Local: PEDRÃO

Jogo

Dia

Horário

Grupo

Equipe

X

Equipe

Fase

01

Segunda, 05/10/09

8h45

1

EUCLYDES DA CUNHA

 

PRES. BERNARDES

1a

02

Segunda, 05/10/09

9h30

2

CE EDMUNDO BITTENCOURT

 

Cia JOSÉ F. LIPPI

1a

03

Segunda, 05/10/09

10h15

3

SAKURÁ

 

MANOEL MEDEIROS

1a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FUTSAL MASCULINO – 1a CATEGORIA - Local: PEDRÃO

Jogo

Dia

Horário

Grupo

Equipe

X

Equipe

Fase

04

Segunda, 05/10/09

11h

1

PRES. BERNARDES

 

 

GINDA BLOCH

1a

05

Segunda, 05/10/09

13h

2

MARIANA LEITE

 

 

CIEP – S. MELLO

1a

06

Segunda, 05/10/09

14h

3

NADIR VEIGA

 

 

CEROM

1a

07

Segunda, 05/10/09

15h

4

MANOEL MEDEIROS

 

 

EUCLYDES DA CUNHA

1a

08

Segunda, 05/10/09

16h

5

SAKURÁ

 

 

CIA JOSÈ F. LIPPI

1a

09

Segunda, 05/10/09

17h

6

ALCINO F. DA SILVA

 

 

HIGINO DA SILVEIRA

1a

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui