Teresópolis toda na Internet

 

 

Famílias participam de plantio de árvores

Ação acontece no 2º DistritoCrianças participam do plantio de 300 mudas nas margens do manancial Boa União - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 29/09/2009 - Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, cerca de 100 moradores das localidades de Parque Boa União e Brejal, próximo a Pessegueiros, no 2º Distrito, plantaram 300 mudas de espécies da mata ciliar nas margens do manancial Boa União.

A ação de cidadania e preservação do meio ambiente aconteceu no último domingo, 27, e contou com as presenças dos presidentes da Ong Padrão Águias da Aventura Objetiva, Cleiton Pimentel, e da Associação de Moradores, Amigos e Produtores da Fazenda Suíça, Brejal e Parque Boa União, Ricardo Ferreira. O plantio foi orientado por técnicos da secretaria de Meio Ambiente.Foto: Marco Esteves

Com o objetivo de conscientizar os moradores, inclusive as crianças, sobre a importância de preservar o meio ambiente, especialmente o manancial Boa União, a ação foi promovida em parceria com a secretaria de Meio Ambiente que doou mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

O manancial abastecia cerca de 60 famílias que moram no entorno, mas acabou virando um depósito de lixo, tornando a água imprópria para o consumo. Ao longo dos anos a fonte acabou assoreada.


“A iniciativa de recuperar o manancial foi da Associação de Moradores. O Ricardo nos procurou e pediu nossa ajuda. Fizemos uma inspeção técnica, mapeamos as 12 principais nascentes. Encontramos muito lixo. Mas, desde abril estamos realizando um trabalho de recuperação dessa fonte. A nossa intenção é reflorestar toda essa área, que tem cerca de 1.200 m²”, explicou Cleiton Pimentel.

Três mil mudas de árvores

O presidente da associação de Moradores, Ricardo Ferreira, destacou a importância da atividade para os moradores. “Esse trabalho de recuperação do nosso manancial, que tem cerca de 20 nascentes, é muito importante para a comunidade, pois como todos sabemos, água é essencial para a vida. Agradeço a parceria do Padrão Águias e o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente. A conscientização das crianças é fundamental para a preservação deste local. Recebendo noções de educação ambiental elas serão as multiplicadoras das boas ações. O plantio de hoje é um ato simbólico, no total vamos plantar três mil mudas no entorno dessas nascentes”.

Famílias inteiras participaram do plantio das árvores. Cíntia Ramos levou os filhos Carina, de 14 anos, e Edson, de 15 anos. “O presidente da Associação nos convidou e achei que era uma boa oportunidade de mostrar a meus filhos como é importante não prejudicar a natureza”, disse Cíntia Ramos. “Ficamos emocionados ao saber que este local está sendo recuperado. Vamos nos filiar à Ong que participa da iniciativa para contribuir ativamente com o trabalho que vem sendo realizado”, disse Paulo Figueiredo, que estava acompanhado da mulher, Mônica.

As crianças aprovaram a iniciativa. “É muito legal participar da recuperação da natureza e saber que vamos poder usar esta água de novo”, disse Lucas Pereira, de oito anos. Moradora do Brejal, Eduarda Ventura, de nove anos, concorda. “Nós precisamos de água para viver. Todos devemos ajudar a conservar o meio ambiente”.

Para o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, o Dia da árvore é essencial para que as pessoas reflitam. “Esse dia é importante para que as pessoas pensem sobre a importância das árvores, pois sem elas nós não teríamos água nem planeta. Ao participar do plantio, os moradores podem perceber o quanto a árvore demora a crescer e, assim, se conscientizarem mais sobre a preservação”, declarou Flavio Castro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui