Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis ganha 64 medalhas na Olimpede

Destaque na Olimpíada da Pessoa Deficiente

Secretário de Esportes, Leandro Aschar, recebe os atletas na retorno para Teresópolis - Foto: SecComTeresópolis, 24/09/2009 - Sessenta e quatro medalhas, entre ouro, prata e bronze, nas 18 modalidades em que competiram, entre elas corrida, natação e salto em distância.

Este foi o saldo da participação de 50 atletas de Teresópolis na Olimpede – Olimpíada da Pessoa Deficiente, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, em Volta Redonda. Três mil e duzentos atletas de 56 municípios dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo participaram do evento.

Visando favorecer o desenvolvimento integral das pessoas portadoras de deficiências física, mental, visual e auditiva, assim como proporcionar o intercâmbio técnico e a integração de diversas instituições através da prática esportiva, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, levou os atletas.

A delegação é formada por atletas assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, da Assind – Associação Síndrome de Down e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos.

Delegação de Teresópolis

Segundo a secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, o evento foi importante não só para aprimorar a condição física dos atletas, mas também para integrar as diversas entidades que prestam atendimento à pessoa portadora de deficiência. “A Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação já realiza um grande trabalho neste sentido, estimulando a ação participativa e integrada dos alunos, professores, entidades e família. Participar de um evento como este ajuda na conscientização da comunidade e na aquisição de experiência que enriquece os conhecimentos dos alunos-atletas e favorece sua relação com o meio”, ressaltou Magali Tayt-Sohn.

A experiência foi significativa para os profissionais que acompanharam os atletas. “A participação da equipe de Teresópolis na Olimpede foi um sucesso, com nossos atletas demonstrando espírito esportivo e grande colaboração durante todo o evento. A garra e alegria dos estudantes contagiaram todo o grupo de profissionais envolvidos”, avaliou a psicóloga e psicopedagoga, Márcia Cristina Soares de Siqueira, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação. “Superação, determinação, confiança e coragem, permearam o clima nos quatro dias da competição. As secretarias municipais de Educação e de Esportes com certeza se orgulham de momentos como esse”, completou.

Para o secretário de Esportes, Leandro Aschar, os atletas são um exemplo de superação. “É gratificante assistir essas pessoas que são especiais nas atitudes, na forma de conduzir suas vidas. Percebemos que qualquer problema é pequeno perto do que vimos na apresentação desses atletas em Volta Redonda. Temos que nos empenhar cada vez mais e aumentar o investimento neste seguimento do esporte para que em 2010 esses guerreiros possam fazer uma participação ainda maior na Olimpede”, destacou Leandro Aschar.