Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis no 'Lidera Rio'

Curso para líderes públicos

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 24/09/2009 - “Gestão pública e estratégias para o desenvolvimento do município” é o tema do curso promovido pelo Sebrae-RJ e que contará com a participação, durante oito semanas, de gestores municipais de Teresópolis, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Realizado na Aciat e com o apoio da Aemerj – Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, da Caixa Econômica Federal e da Sedeis - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o curso, que foi aberto nesta terça, dia 22, faz parte do Lidera Rio, um programa de desenvolvimento de líderes públicos.

A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Jorge Mario, do Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, de Turismo, Michel Al Odeh, de Indústria & Comércio, Luiz Antonio Decarlo, e de Agricultura, Fernando Mendes.

De acordo com Álvaro Albuquerque, da diretoria do Sebrae-RJ, o programa Lidera Rio tem o objetivo de incentivar gestores públicos e lideranças do estado a criar e desenvolver políticas e ações que fortaleçam a economia local e apoiem micro e pequenos empreendedores. “O programa de desenvolvimento de líderes públicos foi criado de forma a reforçar uma estratégia já adotada nos últimos anos para o fortalecimento dos pequenos negócios, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento social de cada município participante”, explicou Albuquerque.

Criado em 2005, o Lidera Rio busca estimular o debate de políticas estruturantes e apoiar o empreendedorismo de micro e pequenas empresas. Desde então, o programa já formou 10 turmas, das regiões fluminenses Norte, Noroeste, Médio Paraíba, Centro Sul e Serrana I, com a participação de 85 municípios do estado do Rio de Janeiro. “Atualmente, seis turmas estão participando do programa simultâneamente, nas regiões da Baixada Litorânea, Baixada Fluminense e Leste Fluminense. Nesse período, já foram apresentados 55 projetos, sendo três deles regionais”, destacou Jaqueline Batista, Gerente de Articulações Institucionais do Sebrae-RJ.

Com várias abordagens de temas voltados para as estratégias de desenvolvimento do município, o curso contará com sete módulos, que vão subsidiar as ideias para a criação de um projeto municipal ou regional, que deverá ser apresentado por cada grupo participante no final do curso. Entre os assuntos que serão abordados estão gestão pública empreendedora, que falará sobre o papel do gestor público com um agente de mudança; processo inicial do projeto aplicativo; potencialidades e oportunidades regionais; ambiente favorável ao desenvolvimento; governança pública e institucionalização; visão estratégica e instrumentos de gestão; e a finalização e apresentação do projeto aplicativo. A metodologia do curso prevê oficinas, debates, palestras e consultoria especializada para a criação do projeto de desenvolvimento dos municípios participantes.

A expectativa entre os oito participantes de Teresópolis – os secretários municipais, Michel Al Odeh (Turismo), Fernando Mendes (Agricultura), Luiz Antonio Decarlo (Indústria & Comércio), José Alexandre Almeida (Governo), o Vereador Cleyton Valentim, o Presidente da Aciat, Henrique Carregal, e o Prefeito Jorge Mario são as melhores possíveis. “Vamos ter a oportunidade de nos aproximarmos através da troca de ideias. Este curso promoverá a sinergia para darmos início a um projeto para o bem da cidade, onde os gestores municipais poderão chegar a um denominador comum”, disse o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh.

O Prefeito Jorge Mario comemorou a oportunidade de conhecer experiências exitosas durante as oito semanas do curso ‘Gestão pública e estratégias para o desenvolvimento do município’. “Podemos sim, nos inspirar e, até mesmo, aprimorar aquilo que deu certo em outras cidades. Como gestor público, sou um facilitador de iniciativas. E nosso objetivo é criar cada vez mais oportunidades que gerem renda, emprego, diminuam a burocracia e aumentem o desenvolvimento econômico de Teresópolis”, salientou o Prefeito.

O Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, já participou do Lidera Rio, em um curso de gestão estratégica para o turismo. “Considero este módulo de trabalho do Sebrae, voltado para o conhecimento da gestão pública, de extrema importância. O diferencial de uma boa gestão está nas pessoas. Somos nós que fazemos a diferença e a formação de uma massa intelectual é fundamental neste processo”, destacou. José Alexandre fez questão de ressaltar ainda a importância de receber o curso no município. “Teresópolis está voltando a ter visibilidade, principalmente junto a instituições parceiras como o Sebrae”.

Boas práticas na gestão pública

O evento de abertura do curso “Gestão pública e estratégias para o desenvolvimento do município” foi marcado ainda pela palestra “Boas práticas na gestão pública – O caso de sucesso de um município empreeendedor”, ministrada por Paulo Roberto Patuléia, da Transquali Consultoria, e ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, na gestão de Rubens Bomtempo, de 2001 a 2008.

Segundo Patuléia, o tripé para a geração de emprego e renda e a diminuição da carga tributária é a desburocratização, a desoneração tributária e a organização urbana. “Ações de políticas públicas devem ter continuidade para darem certo”, disse. Na ocasião, o ex-Secretário apresentou exemplos de ações de fiscalizações de posturas, projetos de leis e leis aprovadas durante a gestão de Bomtempo, com ações que viabilizaram a eficiência daquela gestão municipal.