Teresópolis toda na Internet

 

 

Maratona Nacional de Programação

1ª Etapa aconteceu em Teresópolis

Foto: Raquel OliveiraTeresópolis, 23/09/2009 - Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou a primeira etapa da Maratona Nacional de Programação. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a 14ª edição da competição aconteceu no sábado, 19, nos laboratórios de computação do Campus Sede da instituição.

Segunda maior sede do Brasil, O UNIFESO recebeu, além das equipes AGN++, ALPHA e GO++, da instituição, mais 21 times, de sete instituições de ensino, entre Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Instituto Superior de Tecnologia (IST/Petrópolis) e Universidade Plínio Leite (UNIPLI).

“Ficamos muito felizes com o número de times inscritos em nossa sede e com o desempenho dos alunos, tanto do UNIFESO, quanto das outras instituições participantes”, destacou o professor João Fernando Diniz Falcão, coordenador do curso de Ciência da Computação, lembrando que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes situações que, com freqüência, encontrarão no mercado profissional, como trabalhar sob pressão e em equipe.

A Maratona

Com início às 10h, a Maratona de Programação contou com uma sessão de aquecimento para que os competidores pudessem fazer um reconhecimento do ambiente computacional, além de demonstrar a transparência no processo de correção dos problemas desenvolvidos pelos times. A prova, composta por oito questões, teve início às 14h e cobrou dos alunos raciocínio lógico bem apurado para resolver problemas sob pressão. A equipe vencedora, da PUC-RJ, irá participar da final brasileira, nos dias 23 e 24 de novembro, em Campinas (SP).

As experiências

Para os alunos Pedro Azevedo, Fabrício Vilasboas, Arthur Souza e Daniel Gaspar, da equipe Beta IST, do Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis, participar da Maratona de Programação pela primeira vez foi uma ótima experiência. “Além de desenvolver nosso potencial de raciocínio e trabalho em equipe, a competição possibilitou o contato com alunos e professores de algumas das melhores instituições de ensino superior do país”, afirmou Pedro.

“A Maratona exigiu muito esforço e dedicação dos competidores”, contou Daniel Martins, integrante da equipe Sudo-win, da UFF, junto com os amigos Hugo Barbosa e Saulo Mansur. “Acredito que a competição nos ajudou a superar limites a cada problema revolvido”, ressaltou Hugo, destacando a receptividade e a excelente infraestrutura do UNIFESO.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira