Teresópolis toda na Internet

 

 

Ronda Escolar de Bicicleta

Novidades na Guarda Municipal

Guardas municipais fazem ronda escolar de bicicleta - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 23/09/2009 - Entrou em funcionamento nesta terça-feira, 22, o serviço de ronda escolar feito por guardas municipais de bicicleta. Implantado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública na data em que se comemorou o Dia Mundial sem Carro, o serviço é realizado por seis guardas municipais que, de bicicleta, percorrem 16 estabelecimentos escolares, de segunda a sábado, das 7h às 20h.

Durante o horário determinado, os agentes da Guarda Municipal observam as necessidades relativas à sinalização e à fiscalização de trânsito, orientando o fluxo de veículos e atuando na educação no trânsito. “Durante a ronda escolar, os guardas municipais fazem contato com a direção dos estabelecimentos, verificando as demandas no que se refere à segurança dos alunos, professores, pais e responsáveis”, explicou o coordenador da Guarda Municipal, major Leonardo Maia.

São contemplados com a ronda escolar de bicicleta o Colégio Estadual Higino da Silveira (Várzea), os colégios particulares São Paulo (Alto) e George March (Tijuca), a Creche Municipal Professora Elza Corradini Medeiros Santa Rita (Bom Retiro) e as escolas municipais Ginda Bloch (Alto), Helena de Paula Tavares (Araras), Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Antônio Santiago (Agriões), Lino Oroña (Várzea), Manoel Medeiros e Paulo Freire (Vale do Paraíso), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Hermínia Josetti (Tijuca), Sakurá (Ermitage), Cerom e Belkis Frony Morgado (São Pedro).

“Utilizando um veículo não poluente como a bicicleta, o guarda municipal tem locomoção rápida e eficiente, podendo cobrir áreas maiores com menor tempo e esforço físico”, destacou o secretário de Segurança, capitão Laet Moutinho, acrescentando que a iniciativa pode contribuir para incentivar os estudantes a praticar atividade física para ter melhor qualidade de vida. “No Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura incentiva o uso de transporte coletivo e de bicicleta”, informou. “Nosso objetivo é expandir o serviço e levar a ronda de bicicleta às escolas localizadas na periferia e também no interior do município, além de cobrir a Feirinha de Teresópolis e os principais pontos turísticos”, concluiu o secretário.

Os guardas municipais aprovaram o serviço. “É uma iniciativa interessante, dentro da proposta de uma guarda cidadã, pois aproxima ainda mais a comunidade dos agentes de segurança”, opinou o guarda municipal Felipe de Andrade Batista. “Vai dar mais agilidade ao nosso trabalho, pois de bicicleta poderemos nos locomover com mais rapidez nos horários de maior fluxo de veículos”, comentou o guarda municipal Antonio Luiz Lopes.