Teresópolis toda na Internet

 

 

Conferência de Saúde reuniu autoridades e profissionais

Propostas elaboradas para os próximos anosPrefeito Jorge Mario - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 23/09/2009 - Com o tema “Construção permanente do SUS: necessidades, demandas, produtos e resolutividade – o que isso significa para a sociedade”, o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, de 11 a 13 de setembro, a IX Conferência Municipal de Saúde, no campus sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

O objetivo do evento, que acontece a cada dois anos, é estabelecer propostas que coloquem o SUS de Teresópolis em um ciclo de desenvolvimento, com acesso universal aos serviços e, principalmente, que garanta um atendimento de qualidade à população.

“A Conferência Municipal de Saúde nos possibilita traçar planos e projetos para melhorar o atendimento ambulatorial, com foco na atenção básica da saúde”, disse o prefeito Jorge Mario, lembrando que a gestão municipal tem realizado ações imediatas para desonerar os cofres públicos. “Temos um excelente relacionamento com os governos Estadual e Federal. O tomógrafo móvel, que ficou no pátio da Prefeitura durante 10 dias, representou uma economia de R$ 100 mil na realização de exames e a projeção de, em média, 50 atendimentos diários”, constatou.

Na abertura da conferência o Reitor do UNIFESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes, deu as boas-vindas aos participantes. "É uma satisfação muito grande receber a comunidade de Teresópolis, em um momento de participação social, para a discussão de questões relativas à gestão e ao financiamento da saúde em Teresópolis, além da criação de propostas que possam melhorar a qualidade de saúde do nosso município", destacou o Reitor.

Para o secretário municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, “este é um momento único, pois vamos usar a Conferência para lapidar nosso plano municipal de saúde, de acordo com as propostas da população aqui representada”. Schiavo apresentou, na abertura do evento, uma prestação de contas sobre o que está sendo feito, para que seja implantada uma nova ordem na secretaria, com a identidade da atual administração, através de ações reestruturadas. “Com o intuito de prover melhor os recursos do SUS, fizemos uma revisão de diversos contratos, o que gerou uma economia. Além disso, regularizamos as dívidas do passado e todas as pendências relacionadas a exames e cirurgias, bem como estamos trabalhando na recontratualização da Beneficência Portuguesa, Hospital São José e Hospital das Clínicas”, explicou. Segundo o secretário de Saúde, a atual gestão tem realizado cerca de 10% mais exames que nos anos anteriores. “Isso significa o nosso investimento na medicina preventiva”, afirmou Schiavo.

Os participantes da Conferência foram divididos em quatro grupos de trabalho: Planejamento em Saúde; Desenvolvimento de Ações e Atividades em Saúde: Programas e Projetos; Programação em Saúde: Plano de Saúde, Programação Anual em Saúde, Programa Mais Saúde e outros processos em saúde; e Saúde Ambiental: Elaboração de Propostas para encaminhamento à 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental.

Esses grupos elaboraram propostas e definiram estratégias para a implementação de políticas públicas de saúde no município. Entre as propostas aprovadas na Conferência estão: regulação do uso de agrotóxico no município; cobertura do Programa de Saúde de Atenção à Saúde da Família em 70% até 2012; e organização da Rede de Atenção à Saúde a população no Município de Teresópolis.

Na Conferência, foram eleitas as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis. Na categoria prestadores de serviço público foram eleitas as secretarias de Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego e Educação; e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis. O Conselho terá ainda representantes das seguintes categorias: prestadores de serviço privado, através de hospitais e clínicas e laboratórios; e profissionais de saúde, através de entidades de classe.

Os usuários estarão representados pelos movimentos sociais e populares, incluindo organizações religiosas e pastorais; movimentos ambientalistas e de mulheres na Saúde. Além das organizações, associações e federações de moradores ou similares. Há ainda outras entidades, como associações de portadores de patologias ou de deficiências, movimento de defesa do consumidor, entidades patronais, partidos políticos e organizações estudantis da área de saúde. Sindicato dos trabalhadores rurais e urbanas ou federações Sindicais, incluindo entidades de aposentados e pensionistas, também vão compor o conselho.

Os próximos passos serão a posse dos conselheiros e a eleição da mesa diretora. A partir daí, o relatório final da Conferência será colocado em discussão para aprovação pelos conselheiros. Dia 26 de setembro, representantes de Teresópolis estarão presentes na I Conferência Regional de Saúde Ambiental, que será realizada em Nova Friburgo, e contará com a participação de 16 municípios da região serrana.

Confira a entidades eleitas para compor o Conselho Municipal de Saúde nos próximos dois anos:

Prestadores de Serviço Privado
Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO); Hospital Nossa Senhora da Saúde Beneficência Portuguesa; Hospital São José e Fisimed Complexo Terapêutico

Prestadores de Serviço Público
Secretariais Municipais de Saúde; de Desenvolvimento Social; do Meio Ambiente e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (PREV)

Profissionais de Saúde
Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO; Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Associação Brasileira de Educação Médica; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Teresópolis; Associação Médica de Teresópolis; Associação Brasileira de Enfermagem; Associação Psicanalista de Teresópolis e Associação Brasileira de Odontologia

Usuários
Comitê da Cidadania Ativa e Solidária de Teresópolis; Primeira Igreja Batista em Teresópolis; Paróquia de Santa Teresa; Movimento Nossa Teresópolis; AMACG – BL Associação de Moradores e Amigos da Cascata Guarani; AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani; AMAPRS – Associação de Moradores Amigos e Produtores Rurais de Sebastiana; AMASPEDRO – Associação de Amigos e Moradores e Amigos de São Pedro; FAMEAT – Federação das Associações de Moradores e das Entidades Associativas do Município de Teresópolis; AMACOV- Associação de Moradores e Amigos do Corta Vento; A D T – Associação dos Diabéticos de Teresópolis; Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza – DAHAS; Liga de Saúde da Família; Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Teresópolis; ABRAPE – Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis

Fonte: SecCom / UNIFESO (Raquel Oliveira)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui