Teresópolis toda na Internet

 

 

Reformas na Fonte Judite e Cascata dos Amores

Pontos turísticos serão revitalizados

Teresópolis, 15/09/2009 - Dando início ao projeto de revitalização dos atrativos turísticos da cidade, começa no dia 21 de setembro a primeira etapa da recuperação da Fonte Judite, no Alto.

A Viação Dedo de Deus firmou parceria com a Prefeitura de Teresópolis cumprindo a Lei Municipal 2435, que autoriza o Poder Executivo a celebrar termo de autorização de uso com empresas particulares tendo como finalidade a manutenção dos logradouros públicos aos pontos turísticos.

Com previsão de duração de um mês, a obra de revitalização da Fonte Judite seguirá as especificações do projeto elaborado pelo Núcleo de Coordenação de Projetos da Secretaria de Trabalho e Emprego, que prevê pintura, limpeza, acertos no meio-fio, revestimento e iluminação decorativa noturna. O trabalho seguirá um cronograma elaborado pela Secretaria de Obras.

Pelo termo de parceria, a viação fornecerá todo o material necessário, e a Prefeitura ficará responsável pela mão de obra. "Temos um grande carinho pela cidade e os seus atrativos turísticos. Nossa intenção é adotar outros pontos para serem revitalizados", explica Marcelo Augusto, diretor de operações da Viação Dedo de Deus.

Localizada na Rua Olga de Oliveira, no Alto, e doada à comunidade em 1954, a Fonte Judite é uma obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos portugueses de Jorge Colaço, e tem cinco saídas dágua em forma de faunos. Em sua fachada se destacam duas trovas em homenagem ao monumento. Uma é de autoria do trovador Manoel de Araújo Peres, outra da trovadora Ilda Correia Leite.Cascata dos Amores - Foto: Roberto Ferreira

Também no dia 21 terá início a recuperação emergencial da Cascata dos Amores, outro atrativo turístico da cidade. O balneário público, localizado no bairro de mesmo nome, na região do Alto, conta com piscina natural e queda d'água em forma de escorregador.

Os serviços serão realizados por equipe da Secretaria de Serviços Públicos e incluem limpeza geral e pintura. Posteriormente, o atrativo será oferecido para ser adotado pela iniciativa privada, dentro da Lei Municipal 2435.