Teresópolis toda na Internet

 

 

1ª Caravana do Orçamento Participativo

Prefeito e secretários visitaram bairros

Prefeito Jorge Mario conversa com moradora da Beira Linha durante visita ao bairro na Caravana do Orçamento Participativo - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 15/09/2009 - O Prefeito Jorge Mario, a secretária Denise Lobato, responsável pelo Orçamento Participativo, o secretário de Serviços Públicos, Paulo Marchesini, a secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, o secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes, o subsecretário de Meio Ambiente, Maurício Lopes, o vereador Cleyton Valentim e os conselheiros do programa participaram da primeira Caravana do Orçamento Participativo, que aconteceu no último sábado, 12.

O grupo visitou os bairros Pimentel, Santa Cecília, Granja Guarani, Quebra Frascos, Beira Linha, Jardim Pinheiros e Fonte Santa para conhecer de perto as demandas solicitadas pelas comunidades nas plenárias do OP.

De acordo com o Prefeito Jorge Mario, o Orçamento Participativo e a caravana são um sucesso, pois contam com a participação das comunidades. “É ótimo visitar os locais para que a gente sinta a proximidade, o calor da população, a participação das pessoas. Tenho certeza que o OP vai ser um sucesso do nosso governo, como política pública. É um compromisso nosso de campanha que está sendo realizado”, declarou o Prefeito.

Secretário de Serviços Públicos, Paulo Marchesini, e secretária Denise Lobato conversam sobre as prioridades da região - Foto: Roberto FerreiraDenise Lobato, secretária responsável pelo Orçamento Participativo, acredita que a função da Caravana do OP é fazer com que os conselheiros observem e acompanhem de perto as propostas que a comunidade fez.

“Como eles são de diversos pontos da cidade, precisam conhecer todas as reivindicações dos moradores. Eles deixaram de ser conselheiros de suas regiões para serem conselheiros de toda a cidade. Hoje, estamos na área urbana, mas posteriormente percorreremos a área rural. A caravana do OP também é uma oportunidade para o Prefeito ter uma comunicação mais direta com o povo. Estou muito satisfeita e feliz com as visitas que fizemos”, disse.

O primeiro bairro visitado foi o Perpétuo, cuja principal demanda era referente ao posto de saúde. O secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, não pode estar presente na Caravana em função da Conferência de Saúde, também realizada no sábado. A Caravana seguiu para o bairro Santa Cecília e visitou a Escola Municipal de Oliveira e Silva Porto, cuja reforma e modificação são prioridades.

O grupo visitou a Escola Municipal Silva Amaral, na Granja Guarani, que será ampliada. “Pretendemos dinamitar as pedras que tomam espaço da escola e construir duas salas de aula para as turmas que funcionam na Igreja Batista. A diretora da escola comentou que é a primeira vez que uma secretária de Educação faz uma visita e isso engrandece o nosso trabalho”, explicou a secretária de educação, Magali Tayt-Sohn.

A caravana seguiu para o bairro Quebra Frascos, ao lado do Jardim Serrano. Dentre as principais demandas está o tratamento de esgoto com reflorestamento para a proteção dos mananciais. O secretário de Serviços Públicos, Paulo Marchesini, acompanhou a visita ao bairro e garantiu que as prioridades estão sendo programadas e serão atendidas. “Considero o Orçamento Participativo como uma cartilha de ações para o governo executar de acordo com o levantamento feito com a comunidade. Todos os bairros serão atendidos dentro de suas prioridades. As ações estão programadas para o ano que vem, mas algumas já estão sendo executadas porque são rotineiras de serviços públicos e obras”, explicou.

Na Beira Linha, cuja principal reivindicação é a construção de uma creche, a Caravana visitou a Escola Municipal Chiquinha Rolla. De lá, seguiu para o Jardim Pinheiros, para a Escola Municipal Governador Portella, que será reformada, ampliada e terá a quadra coberta, de acordo com as prioridades do Orçamento Participativo. “Muitas demandas foram apontadas no Orçamento Participativo na área da educação e já estávamos pensando em adiantar algumas obras, como é o caso da Escola Municipal Governador Portella, que tem uma quadra com uma estrutura de ferro há oito anos e nunca foi coberta. O secretário de Obras já conversou com a diretora da escola e vamos adiantar no OP, para que finalmente a comunidade receba a quadra da escola coberta. A caravana serve para que os conselheiros, secretários e todos que estão participando vejam as demandas de cada bairro. Todas as localidades que visitamos, apesar de terem demandas diferentes, precisam de creche, que ainda é o maior desafio da educação”, explicou a secretária Magali Tayt-Sohn.

Tânia Lório é conselheira da Região 4 (Tijuca, Parque São Luiz, Jardim Pinheiros, Várzea, Paineiras, Vila Muqui) e participou da Caravana. “Com essa iniciativa, podemos conhecer as dificuldades e associar aquilo que foi reivindicado nas plenárias que precederam esse instante. Conhecemos a realidade de todas as comunidades, o que é de extrema importância”, disse. Roseli Leal, conselheira da Região 1 (São Pedro, Granja Primor, Pimentel, Rosário, Perpétuo), acredita que é importante priorizar e analisar quais regiões precisam mais. “Quero parabenizar o Prefeito por estar tão empenhado em mudar a cidade e trabalhar junto com o povo”, elogiou.

A visita terminou na Fonte Santa, cuja prioridade é o saneamento, que será feito com a ajuda do Governo Estadual e recursos do Fecam – Fundo Estadual de Conservação Ambiental.