Teresópolis toda na Internet

 

 

Exposição "Meu Bairro" na Casa de Cultura

Fotografias retratam Granja GuaraniFoto: Arquivo/Portal Terê

Teresópolis, 15/09/2009 - Está aberta desde esta quinta, dia 15, na área de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a exposição ‘Meu Bairro’, organizada pela pesquisadora e fotógrafa Michelle Glória. A mostra reúne cerca de 30 fotografias, retratando o bairro da Granja Guarani e suas adjacências.

Entre os temas, a exposição vai revelar a singularidade do cotidiano do Largo do Machadinho e Pedreira, comunidades populares da Granja Guarani, através do olhar de seus próprios moradores: um grupo de adolescentes que, ao longo de 2008, fotografou o dia-a-dia do seu bairro, com o intuito de compartilhar o espírito da vida comunitária, solidária e alegre do local.

“As lentes dos jovens-fotógrafos nos brindam com sorrisos espontâneos, largos e generosos de seus moradores, mostrando a felicidade na simplicidade. Presenteiam-nos também com belas paisagens da natureza exuberante da Serra dos Órgãos, afagando nosso olhar, para o deleite da alma”, explicou a pesquisadora Michelle Glória.

O trabalho fotográfico é fruto do projeto de inclusão visual desenvolvido pela pesquisadora durante seu mestrado, que resultou na dissertação ‘Sociedade de Consumo a partir da Fotografia Participativa: olhares da adolescência das comunidades populares Largo do Machadinho e Pedreira, Granja Guarani, Teresópolis, RJ’, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psissociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS, do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na Casa de Cultura, estarão expostas fotografias dos adolescentes Dudu Rivera, Flávia Alves, Gabriela Pires, Iago de Souza, Karina Neves, Nayara Jesus, Patrick Neves, Rafael Siqueira, Tatiana Souza e Thaís Cardoso.

A mostra poderá ser vista pelo público até o dia 4 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 19h. A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, bairro de Fátima.