Teresópolis toda na Internet

 

 

IX Conferência Municipal de Saúde

Evento acontece neste fim de semana

Teresópolis, 10/09/2009 - Teresópolis está mobilizada para a IX Conferência Municipal de Saúde, que acontece desta sexta, 11, até domingo, 13 de setembro, no auditório do Unifeso, Centro Universitário Serra dos Órgãos (Avenida Alberto Torres, 111 – Alto).

Com o tema “Construção permanente do SUS: necessidades, demandas, produtos e resolutividade - o que isso significa para a sociedade?”, o evento é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988, com a Constituição Federal, e efetivou-se em 1990, com a regulamentação das leis orgânicas da saúde – leis federais 8.080 e 8.142.

O objetivo é estabelecer propostas que coloquem o SUS de Teresópolis num novo ciclo de desenvolvimento, de acesso universal aos serviços e, principalmente, que garanta serviços de qualidade à população.

“A conferência é importante para esclarecer os gestores de saúde sobre as necessidades da população e estabelecer as prioridades deste setor para os próximos quatro anos. Daí a importância da participação da sociedade”, explica a presidente da Comissão Organizadora da Conferência de Saúde, Edneia Martuchelli Moço. “É através da conferência que serão elaboradas propostas e definidas estratégias para implementar políticas públicas de saúde que beneficiem a população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Maurílio Schiavo.

Reunindo representantes de vários segmentos sociais, usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviço, a IX Conferência Municipal de Saúde terá abertura solene na sexta, 19h. No sábado, grupos de trabalho vão discutir o temário do evento, das 8h às 19h. Já no domingo serão eleitas as entidades que vão compor o novo Conselho Municipal de Saúde, das 8h às 13h.