Teresópolis toda na Internet

 

 

Plateia lotou Festival de Música Clássica

Sucesso nos sete dias de evento

Duo Gliss, com os músicos percussionistas Leonardo Sousa e Tiago Calderano - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 09/09/2009 - Uma tarde agradável de sol levou centenas de pessoas à Praça Olímpica Luís de Camões nesta última segunda-feira, feriado de 7 de setembro, para assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, que encerrou, com chave de ouro, o 1º Festival de Música Clássica de Teresópolis.

Iniciado no dia 1º de setembro, com entrada franca, o festival teve duração de sete dias e reuniu artistas de renome internacional em nove apresentações de diversos estilos, que encantaram o público teresopolitano.

“Nossa intenção, ao realizar o Festival de Música Clássica, em sua nova edição, era relembrar os bons tempos dos festivais de inverno da Pró-Arte das décadas de 50, 60 e 70 e ainda buscar a formação de um público para a música clássica. E tivemos um resultado surpreendente. Apresentações de altíssima qualidade e um grande público durante todos os dias do festival, que soube prestigiar e apreciar a boa música. Este saldo nos dá a certeza de que estamos seguindo o caminho certo e que este foi apenas o embrião para os próximos festivais, ainda melhores”, comemora o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

As atrações do 1º Festival de Música Clássica aconteceram durante sete dias, em três locais diferentes. A primeira parte aconteceu de 1º a 5 de setembro, no Teatro Municipal, com os chamados concertos de câmara – apresentações mais intimistas, em locais reservados, como é o caso do teatro, e com menor número de instrumentos. Na abertura, dia 1º, a beleza dos instrumentos de sopro foi mostrada pelo Quinteto UniRio Metais, com os músicos Nailson Simões e Maico Lopes (trompete), Waleska Beltrami (trompa), Everson Moraes (trombone) e Albert Khappar (tuba).Duo Lachrimae, com a soprano Gisele Diniz e Jorge Santos no violão - Foto: Claudio Furtado

Dia 2 foi a vez do Duo Lachrimae, com a soprano Gisele Diniz e Jorge Santos no violão. Na quinta, dia 3, a atração do festival foi o Duo Gliss, com os músicos percussionistas Leonardo Sousa e Tiago Calderano, que encantaram o público com uma verdadeira ‘parafernália’.

Na sexta, 4, a atriz Marlene Dietrich, ícone da década de 30, foi o personagem central da apresentação do Cabaré Alemão. Sérvio Túlio encantou a plateia ao interpretar de maneira majestosa as canções em alemão - a maioria temas de filmes estrelados por Dietrich - ao som do piano de Glauco Baptista.

Para facilitar o entendimento do público, a tradução de todas as músicas foi apresentada em telão. A apresentação agradou o empresário Paulo Jahara. “Estive ontem para ver o espetáculo de percussão e tive que voltar hoje. Realmente, imperdível. A Secretaria de Cultura merece aplausos pela iniciativa”, elogiou.

No sábado, dia 5, foram realizados os dois últimos concertos de câmara, com o Bessler Ensemble. À tarde, em formação de trio, se apresentaram Hugo Pilger (violoncelo), Christine Springel (viola) e Bernardo Bessler (violino). E à noite, os músicos voltaram ao palco, desta vez em formação de quarteto, com a participação de Michael Bessler, no segundo violino. O dentista Werther Fidalgo, que tem casa de veraneio em Teresópolis, acompanhou atentamente cada nota, recordando os antigos festivais. “Soube pela internet e não perdi tempo. Eu assistia aos festivais de 40 anos atrás, no centro da cidade, com artistas internacionais. E achei muito interessante a Prefeitura retomar a ideia. Uma importante iniciativa, que resgata a música de boa qualidade”, comentou.

Em todos os casos, o ambiente intimista permitiu grande interação entre artistas e público, com explicações sobre músicas e instrumentos, além de rodadas diárias de perguntas. Arregimentador do festival, o maestro Zdenek Svab, regente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, esteve presente em todas as apresentações, orientando o público sobre os músicos, estilos, instrumentos, repertório, etc.

Concertos na Praça Olímpica e na Matriz

No domingo, 6 de setembro, o Festival de Música Clássica mudou de ares, com as duas apresentações do Teatro de Ópera do Rio de Janeiro (Torj) e o Coral Vozes do Outono. A primeira delas foi realizada às 16h, na Matriz de Santa Teresa, representando a edição de setembro do Projeto Música na Matriz. E a segunda apresentação foi realizada às 18h, na tenda montada na Praça Olímpica especialmente para o festival.

Sob o comando da maestrina Cléia Gonçalves e com direção geral do barítono Marco Aurelio, o grupo agradou com repertório que incluiu árias de grandes óperas, com destaque para as canções Edelweiss, de Richard Rodgers, tema do filme A Noviça Rebelde, e O Sole Mio, de Di Capua.

A apresentação contou com a participação especial da atriz performática Nely Madsen, que interpretou La Violetera. “É muito gratificante ter a oportunidade de levar um pouco de música às pessoas. Adorei participar e a platéia foi muito receptiva”, comentou. O aeronauta Arivaldo Cerqueira gostou do espetáculo. “Muito bom para nós, teresopolitanos. A atividade cultural sempre faz bem, ao corpo e à alma. Precisávamos mesmo de iniciativas como esta da Secretaria de Cultura”, elogiou.Centenas de pessoas foram à Praça Olímpica para assistir a Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos - Foto: Marco Esteves

Finalmente, na segunda-feira, 7 de setembro, às 16h, a Praça Olímpica recebeu de braços abertos a Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, que encerrou o Festival de Música Clássica de Teresópolis. Sob a regência do maestro Zdenek Svab e com a participação especial da soprano Gisele Diniz, a orquestra apresentou peças de Georges Bizet, Mozart, Antonín Dvorák, Johannes Brahms, Villa-Lobos, Tom Jobim e Lorenzo Fernandes, sendo aplaudida de pé por mais de uma vez.

Ao fim da apresentação, o subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, expressou sua satisfação.

“O festival veio consolidar a vocação do teresopolitano para a música clássica. Tivemos nove espetáculos com plateia cheia, o que prova que existe uma demanda na cidade, demanda que conseguimos atender. Este evento surgiu a partir do desejo do prefeito Jorge Mario e teve o empenho dos gestores da cultura em Teresópolis, sob o comando do secretário Wanderley Peres. A todos eles, e especialmente ao povo teresopolitano, o nosso muito obrigado pelo prestígio”, avaliou.

O encerramento do 1º Festival de Música Clássica de Teresópolis contou ainda com a presença dos secretários de Turismo, Michel Al Odeh; Educação, Magali Tayh-Sohn; Esportes, Leandro Aschar; e Indústria e Comércio, Luiz Antônio Decarlo.