Teresópolis toda na Internet

 

 

Tomógrafo Móvel até dia 18

50 exames por dia no Pátio da PrefeituraPrefeito Jorge Mario e secretários municipal e estadual de saúde com a equipe do serviço móvel de tomografia computadorizada - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 09/09/2009 - O tomógrafo móvel do governo do Estado começou a funcionar nesta terça-feira, 8, e até o dia 18 de setembro realiza exames de tomografia computadorizada no pátio da Prefeitura.

O serviço foi viabilizado em função da parceria entre os governos municipal e estadual e possibilita a realização de 50 exames por dia, de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Os exames deverão ser agendados na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Júlio Rosa, nº 366 – Tijuca. É necessário levar o pedido médico, comprovante de residência e documento de identificação.

O Prefeito Jorge Mario, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, o secretário municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, o subsecretário municipal de Saúde, André Lopes, o deputado estadual André Corrêa, Fabiane Gil, assessora parlamentar, Pedro Henrique, subsecretário jurídico estadual, Monique Fazzi, subsecretária geral estadual de Saúde, Hellen Miamoto, subsecretária estadual de atenção a saúde, Roberto Silva, comandante do corpo de bombeiros e o Coronel Pedro Marco, subsecretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, prestigiaram a inauguração.

O tomógrafo é operado por médicos radiologistas e funciona com gerador ou eletricidade externa, com capacidade para operar de 8 a 9 horas por dia. O equipamento ainda conta com dois aparelhos de ar condicionado, um elevador para macas ou cadeira de rodas e um vestiário para o paciente. Jorge Ataualpa, coordenador do tomógrafo, acredita que o serviço irá suprir toda a demanda da região. “Estamos aqui essa semana, mas o equipamento já passou por Resende e Valença. É muito gratificante realizar esse trabalho em Teresópolis”, disse.

Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil investiu cerca de R$ 3 milhões na criação do novo serviço.

O Prefeito Jorge Mario acredita que a iniciativa veio confirmar a parceria existente entre os governos municipal e estadual. “A vinda do tomógrafo móvel foi um presente do governador Sérgio Cabral para a população de Teresópolis. O equipamento dá agilidade, qualidade e conforto no atendimento e possibilita zerar toda a demanda de tomografia, inclusive para os portadores de deficiência física, pois o tomógrafo é adaptado”, explicou.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, o serviço reduz o tempo de espera que muitos pacientes do interior fluminense enfrentam para a realização de exames. “Com mais esse investimento na Saúde Pública no interior do nosso Estado, não só evitamos o deslocamento do paciente, mas também promovemos maior qualidade ao atendimento, com maior conforto para o usuário”, salientou. Côrtes ainda ressaltou a importância da parceria entre o governo estadual e as prefeituras do interior. “Os trabalhos estão sendo intensificados para fazer com que a saúde chegue, cada vez mais, ao paciente, oferecendo assim exames de alta complexidade, como a tomografia computadorizada”, finalizou.

Maurílio Schiavo, Sérgio Côrtes, André Corrêa e Prefeito Jorge Mario no local onde será construída a UPA - Foto: Roberto FerreiraVisita ao local que a UPA – Unidade de Pronto Atendimento será implantada

Após a inauguração do serviço móvel de tomografia computadorizada, as autoridades fizeram uma visita no local que será construída a UPA, no antigo mercado de carga pesada, na Rua Tenente Luiz Meireles.

“A presença do secretário estadual de Saúde e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Pedro Marco, é a certeza da parceria entre os governos. A UPA será instalada aqui e resolverá os problemas que a cidade enfrenta com o atendimento de urgência”, declarou o Prefeito Jorge Mario.

O secretário municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, garantiu incluir um heliponto no projeto de construção da UPA. “É importante um heliponto para o transporte de pacientes em situações graves e que precisam ser transferidos com urgência. O local foi escolhido como ponto estratégico, pois é próximo ao bairro mais populoso da cidade, o Bairro de São Pedro, e perto do centro da cidade”, disse.

A UPA contará com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raio-x, gesso, sutura, medicação e nebulização. A UPA também terá leitos, nas salas “amarela” e “vermelha” onde pacientes em estado grave poderão ser estabilizados ou ficar internados.

O serviço de pronto atendimento funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, e será equipado para atender tanto a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que eles sejam removidos para um hospital, caso haja necessidade. Na UPA os pacientes farão consultas, exames e também receberão medicamentos.

Outro dado que chama a atenção é o tempo de construção da UPA em relação às unidades tradicionais de alvenaria, que levam cerca de um ano ou dois para ficarem prontas. Em contrapartida, uma UPA começa a funcionar no prazo de 30 a 60 dias após o início das obras.