Teresópolis toda na Internet

 

 

Fórum de Produção Acadêmica

Unifeso promoveu quatro dias de evento

Oficinas e mini-cursos - Foto: Karlany SoaresTeresópolis, 09/09/2009 - Entre os dias 25 e 28 de agosto o UNIFESO promoveu o VI Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que reuniu estudantes e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, além de profissionais do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e da área da saúde da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

Com o tema "Saúde e Sociedade", o fórum promoveu a integração dos cursos, dando visibilidade à produção científica do CCS em mais de 100 atividades entre minicursos, oficinas, palestras e conferências.

Reitor do Unifeso, professor Luis Eduardo Tostes - Foto: Karlany SoaresDe acordo com o Reitor do UNIFESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes, a saúde deve ser debatida entre todos os segmentos sociais. "É importante que a sociedade participe ativamente das decisões relacionadas ao sistema da saúde. Ao longo das seis edições do fórum acadêmico, O UNIFESO, que é uma instituição formadora de recursos humanos, também tem sido um dos protagonistas desse debate", ressaltou.

Para a professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, diretora do CCS, a instituição tem atingido o objetivo de integrar a articulação dos conhecimentos do Centro Universitário com profissionais que integram a equipe de saúde para a formação acadêmica.

Fórum de Produção Acadêmica do UNIFESO: vasta programação com mais de 100 atividades entre minicursos, oficinas, palestras e conferências - Foto: Karlany Soares"Essa articulação aparece no movimento institucional de mudança na formação dos profissionais de saúde e de transformação dos modos de produção de cuidados à saúde, caracterizado pela participação do UNIFESO nos Programas Nacionais de Incentivo às mudanças curriculares nos cursos de Medicina e de reorientação da formação profissional em Saúde," considerou.

A conferência de abertura debateu o tema central "Saúde e Sociedade", e foi proferida pelas professoras Maria Paula Cerqueira Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Ana Lúcia Abrahão, da Universidade Federal Fluminense (UFF). "Ainda hoje convivemos com desigualdades e exclusões impensáveis para uma sociedade que já está tão avançada na era da tecnologia, mas precisa avançar em questões tão básicas como a oferta de saúde de qualidade", refletiu Maria Paula.

Entre os destaques da programação, conferências sobre os avanços e fronteiras da neurociência; medida de prevenção e diagnóstico do câncer cérvico-uterino; a fermentação das leveduras para a produção da cevada e oficinas sobre procedimentos no suporte básico e avançado de vida.

Também foram apresentados o trabalho da Clínica de Insuficiência Cardíaca (CLIC) do UNIFESO e "Quem cuida dos cuidadores?", projeto voltado aos profissionais do HCTCO.


"Fiquei impressionada com a organização do UNIFESO e a receptividade por parte dos professores e alunos", declarou a professora Cristina Márcia Dias, doutora em Ciências pela UFRJ e chefe de fisioterapia do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), que falou sobre os procedimentos de proteção dos pacientes que sofrem de fragilidade muscular durante a conferência "Suporte ventilatório não-invasivo nas doenças neuromusculares".

Durante a programação, os participantes também assistiram a apresentações culturais do teatro "Crazy Land", com atores da oficina teatral do Centro Cultural FESO Pro Arte; do coral do HCTCO e recital de violino e teclado com professora e alunos do UNIFESO.

Posse da Rede Feminina de Câncer

Paralela às atividades do fórum, a instalação da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Estado do Rio de Janeiro também movimentou o Campus Sede. Na ocasião, a professora Helena de Barros Parente Telles Falcão, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) tomou posse como presidente da Rede no estado. "Agradeço a confiança para conduzir a instituição em parceria com todas as voluntárias de Teresópolis para que juntas possamos desenvolver o trabalho de promoção da saúde e prevenção do câncer em todo o Rio de Janeiro," declarou a professora, emocionada.

DAHAS: 40 anos

O Fórum de Produção Acadêmica também comemorou os 40 anos do Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza (DAHAS). Como parte da celebração foi produzida uma edição especial do Jornal Integração, que mostra a trajetória e a reflexão da atuação do diretório na representatividade dos estudantes de Medicina e sua importância, sob a ótica da direção do Centro Universitário.

"Tendo sido eu mesmo estudante de Medicina aqui no UNIFESO, é com particular orgulho que me uno às comemorações pelos 40 anos do DAHAS, esperando que a representação estudantil, que sempre fez jus ao título, continue sendo esse parceiro indispensável para a construção desse grande projeto social, chamado UNIFESO, que é de todos nós", reiterou o Reitor, professor Luis Eduardo Possidente Tostes.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira