Teresópolis toda na Internet

 

 

Moradores do 2º Distrito comemoram

"Cultura nos Bairros" festeja fim do pedágioPrefeito Jorge Mario e integrantes do "Movimento Popular Pedágio Não" no evento em comemoração pelo fim da cobrança da tarifa de pedágio, realizado no Nikkei Clube - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 09/09/2009 - Uma grande comemoração pela retirada da cobrança do pedágio de Três Córregos marcou o último final de semana.

Desde o dia 02 de setembro, a praça do pedágio, localizada no km 71 da BR-116/RJ (estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba), foi retirada definitivamente do território do município de Teresópolis.

Após uma luta de dez anos, o “Movimento Popular Pedágio Não” pôde, finalmente, festejar. “Hoje é um dia de alegria”, afirmou Leomir Ramos, integrante do Movimento.

Para o Prefeito Jorge Mario, este é o início de um novo ciclo de desenvolvimento e de justiça do município de Teresópolis. “Esta é a maior conquista política, nesses primeiros nove meses de governo, pois corrige uma injustiça histórica com a população de Teresópolis. É a retirada definitiva desse muro da vergonha que inviabilizou o desenvolvimento do 2º Distrito”.

A tarde de festa aconteceu no Nikkei Clube e contou com a participação de moradores da região e integrantes do “Movimento Popular Pedágio Não”. Além do Prefeito Jorge Mario, diversos secretários de governo participaram da comemoração, assim como os vereadores Ademir Enfermeiro, Dr. Carlão e Marcelo Oliveira. Um grupo de seis mulheres do CRAS do Barroso forneceu o lanche. “Nosso grupo de inclusão produtiva, incubado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, produziu cinco mil salgadinhos e mil cachorros-quente para o evento”, explicou Ana Litardo, do Departamento de Economia Solidária da Secretaria.

Apresentação do projeto Cultura de Raiz para a comunidade do 2º Distrito - Foto: Marco EstevesCultura nos Bairros

A festa pela retirada do pedágio contou ainda, no último domingo, dia 06, com o projeto Cultura nos Bairros, realizado no Nikkei Clube. Arte e entretenimento foram os principais ingredientes da tarde, que não desanimou a comunidade, mesmo com a chuva insistente que caia na região de Pessegueiros.

O Cultura nos Bairros é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que visa levar atrações artísticas e culturais às comunidades, principalmente nos bairros mais afastados do centro.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o sucesso do Cultura nos Bairros prova que a Secretaria de Cultura está no caminho certo. “O anseio das comunidades por cultura já era uma certeza para nós. E a iniciativa do projeto, que vai de encontro à proposta de mudança cultural do governo Jorge Mario, surgiu justamente visando suprir esta carência. Estamos nos surpreendendo mais a cada domingo. A participação das comunidades só aumenta e estamos recebemos pedidos. Até o número de voluntários para integrar a equipe vem aumentando e isso é ótimo. São pessoas que apreciam a cultura, entendem sua importância e querem levar este conhecimento às comunidades. Para nós, é um grande orgulho ver toda esta manifestação acontecendo”, comemorou.

Promovido pela Secretaria de Cultura, o Cultura no Bairros tem a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho e inclui atividades de música, dança, teatro de rua, contação de história e animação cultural. Lançado em 14 de junho, o projeto já passou pelo Bairro de São Pedro, Meudon, Barra do Imbuí, Venda Nova, Vila Muqui, Campo Grande, no final da Posse, Rosário, Canoas e Pessegueiros. O projeto conta com a participação de professores da Casa de Cultura e as atividades são realizadas sempre nas tardes de domingo. A próxima edição do Cultura nos Bairros será realizada dia 13 de setembro, a partir das 15 horas, no Fischer.