Teresópolis toda na Internet

 

 

Ministro da Saúde promete recursos

Reunião em BrasíliaPrefeito Jorge Mario e Ministro das Cidades, Márcio Fortes - Foto: SecCom

Teresópolis, 04/09/2009 - O prefeito Jorge Mario e os secretários de saúde, Maurílio Schiavo, e de governo, José Alexandre Almeida, foram recebidos em Brasília, na última quarta-feira, dia 02, no gabinete do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Durante a reunião de quase uma hora, o prefeito fez um relato da situação atual da saúde no município, apresentando um relatório completo das necessidades emergenciais e dos desafios que a cidade vem atravessando para assegurar um atendimento de qualidade à população. Durante o encontro, Jorge Mario solicitou o aumento de recursos para o financiamento da saúde de Teresópolis.

O ministro Temporão confirmou a construção de uma UPA 24 Horas - Unidade de Pronto Atendimento em parceria com o governo do Estado, para dezembro, ressaltando ainda que faz questão de estar presente na inauguração. Segundo o ministro, a UPA será um grande avanço para o atendimento de urgência e emergência, o que, consequentemente, acarretará em um aumento no repasse dos recursos Federais para o município, que deverão ser aplicados no custeio da UPA.

Ao apresentar a Temporão as necessidades emergenciais para a melhoria da estrutura física de atendimento à população. o prefeito sensibilizou o ministro Temporão, que solicitou a sua assessoria um imediato estudo para a elaboração de um projeto que prevê a aplicação de mais recursos do ministério da Saúde em Teresópolis.

Município ganhará duas ambulâncias “UTI Móvel”

O secretário de saúde, Maurílio Schiavo, entregou ao ministro Temporão um ofício solicitando duas ambulâncias UTI móvel para o município. De acordo com o ministro, até o final deste ano o Governo Federal fará a liberação de recursos para que o município possa adquirir as unidades móveis, garantindo o atendimento da população. Segundo o secretário municipal de Saúde, a reunião com o ministro e a atenção às demandas de Teresópolis mostram o quanto a cidade evoluiu mantendo hoje um canal direto com o Governo Federal. “Sabemos o quanto é difícil um município de médio porte, como o nosso, ser recebido por um Ministro de Estado. Saímos da reunião muito animados pois temos a certeza de que, em breve, teremos condições de melhorar o atendimento médico na cidade”, disse Schiavo.

O prefeito Jorge Mario fez questão de ressaltar a importância em se manter uma ótima relação do município com os governos Estadual e Federal. Segundo ele, em função dos investimentos previstos, a cidade se transformará em um grande canteiro de obras a partir do próximo ano. “Não vamos descansar enquanto não conseguirmos os recursos necessários para recuperar o tempo perdido, em que a cidade foi prejudicada por uma política que não visava às necessidades da população, e sim a manutenção de interesses individuais”, finalizou o prefeito.