Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz no domingo

Participe da 6ª Edição do Encontro

Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 04/09/2009 - O 6º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis acontece neste domingo, 6 de setembro, véspera de feriado, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a partir das 9h. Promovido pela secretaria de Cultura, o projeto segue em ritmo intenso e a expectativa para esta nova edição é de grande público, além de muita alegria, descontração, boa música, verso e prosa.

Dando continuidade a seu perfil inicial, o evento vai seguir, mais uma vez, o formato de programa de auditório, aberto ao público em geral e reunindo o maior número possível de artistas ligados à cultura de raiz. Desta vez, o encontro será ainda mais dedicado à cultura popular tradicional, já que esta será uma edição especial, em homenagem ao Folclore, comemorado durante o mês de agosto.

De acordo com a professora Mônica Botafogo, uma das coordenadoras do projeto, entre outros artistas, já está confirmada a participação da Folia de Reis de Mottas, tocando calango; da contadora de causos Cecília Cerqueira da Silva, a Dona Menininha, que virá especialmente de Canoas para o evento; dos músicos Gustavo Agostini e Xando Pernambuco, com seu estilo musical, o coco; e de vários sanfoneiros da cidade, com destaque para o já conhecido ‘Seu’ Timbira, comandando a quadrilha.

Também estarão presentes os alunos dos cursos de teatro da secretaria de Cultura, que vão encenar a dança folclórica Mineiro-Pau, que normalmente acompanha o ‘Boi Pintadinho’. “Será um programa um pouco diferente, mais distante do sertanejo-romântico e mais próximo da cultura popular tradicional, exatamente em virtude do tema escolhido para esta edição”, explica Mônica Botafogo.

O cenário de cozinha de roça, com direito a fogão de lenha, bancos, mesa, etc, estará montado mais uma vez no Teatro da Casa de Cultura, dando o tom do projeto. E a apresentação ficará a cargo do engenheiro agrônomo Beto Selig, garantindo a animação do encontro.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a expectativa para o 6º Cultura de Raiz é de sucesso. “Idealizamos o Cultura de Raiz pensando em abrir nosso espaço para os artistas de Teresópolis e o projeto deu certo. Já tínhamos certeza de que a cidade dispõe de inúmeros talentos. O que faltava era incentivo, fosse para resgatá-los ou para revelá-los e este estímulo aconteceu através do Cultura de Raiz, resultando em um projeto altamente bem-sucedido. Nossas expectativas são as melhores, ainda mais para esta edição especial. Desta vez, o encontro será mais raiz do que nunca”, avalia o secretário, convidando a todos para o próximo domingo, 6 de setembro.

O 6º Encontro de Cultura de Raiz será realizado neste domingo, 6, a partir das 9h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitscheck, s/nº). O evento contará ainda com estande da Feira de Produtos Orgânicos, organizada pela Associação de Produtores Agroecológicos, onde o público poderá encontrar sucos, doces e compotas, tudo produzido de forma ecologicamente correta. Também estarão montados estandes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – Núcleos Barroso e Fischer, com comercialização de produtos artesanais. Mamulengos (bonecos de fantoche), artigos em cerâmica e bambu também estarão disponíveis no local.