Teresópolis toda na Internet

 

 

V Encontro de Poesia de Teresópolis

Público lotou Casa da Memória

Teresópolis, 02/09/2009 - A Casa da Memória Arthur Dalmasso ficou pequena por conta do V Encontro de Poesia de Teresópolis, realizado no último sábado, 29 de agosto. Desta vez, o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, teve como homenageado o poeta espanhol Frederico García Lorca.

A noite teve início com a apresentação dos músicos e professores da Casa de Cultura, Marcus Wolff, no teclado, Jorge Péculas, no violão, e Ricardo de Oliveira, no canto, interpretando canções típicas da região da Andaluzia, no sul da Espanha, terra de Lorca.

Em seguida, a poetiza Sarita Barrionuevo narrou trechos da vida do poeta, destacando sua passagem pelos Estados Unidos, Cuba e Argentina. E falou ainda sobre a montagem do grupo de teatro ‘La Barraca’ e, até mesmo, sobre seu fuzilamento de modo covarde pelos soldados franquistas.

Pedro Lage, coordenador do projeto, além de recitar poesias de Lorca, também explanou sobre sua vida, destacando como ele foi discriminado e ultrajado pelos franquistas devido à sua tendência homossexual. Juliana Prado, Vidocq Casas e Solange Nolasco foram outros poetas a recitar a obra do espanhol. Afonso Domingues preferiu homenagear um autor presente ao evento e declamou de maneira brilhante um poema de Pedro Lage. O poeta, jornalista e escritor Ney Reis Bustamante Filho recitou poesias próprias de seu livro mais recente, ‘O ócio cansativo’, enquanto o subsecretário Ronaldo Fialho, autor de contos e romances, brindou o público presente com seu conto ‘Mar de Honório Gurgel’.

No meio da noite, o trio musical da Secretaria de Cultura apresentou novos números do cancioneiro andaluz, emocionando a todos. Em seguida, nova rodada de leitura, abrangendo trabalhos próprios e poesias de Lorca, mais apresentações musicais e, finalmente, despedidas gerais.

Ainda na ocasião, foi definida a data do próximo Encontro de Poesia, marcado para o dia 26 de setembro, novamente na Casa de Cultura Adolpho Bloch. “O sucesso desta quinta edição foi tão grande que decidimos retornar o Encontro de Poesia para a Casa de Cultura, onde poderemos reunir um número maior de poetas e amantes das letras em geral. O espaço na Casa da Memória ficou pequeno demais para tantos poetas”, comemorou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.