Teresópolis toda na Internet

 

 

1º Festival de Música Clássica
(Clique nas fotos para ampliar)

Evento já começou, confira fotos e vídeoClique para ampliar - Foto: Portal Terê

Teresópolis, 02/09/2009 - Começou nesta terça-feira, 01/09, o 1º Festival de Música Clássica de Teresópolis. O evento, que durante sete dias reúne nove belos espetáculos, está trazendo para Teresópolis músicos consagrados e apresentação de orquestra, teatro de ópera, quarteto de cordas e quinteto de metais.

Ouça a entrevista

 

 

Secretário de Cultura Wanderley Peres

 

Em entrevista ao Portal Terê, durante a abertura do evento, o Secretário de Cultura Wanderley Peres falou sobre a iniciativa do 1º Festival de Música, destacando que esta é uma experiência nova, que visa propiciar ao teresopolitano o contato com a música clássica de boa qualidade.

 

Assista ao vídeo

 
 

 
 

Trechos do "Quinteto UniRio de Metais" (2min01)

 

Falando ainda sobre a volta de Teresópolis à condição de "Cidade dos Festivais" o Secretário Wanderley comunicou em primeira mão a intenção de realizar, ainda este ano, um festival de Animação, outro de Literatura e ainda um de Teatro, inicialmente previsto para novembro. Ouça a entrevista na íntegra, clicando no quadro à esquerda.

Como espetáculo de abertura, o 1º Festival de Música Clássica de Teresópolis apresentou o Quinteto UniRio Metais. Criado em 2006, o grupo é formado pelos alunos e professores dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) sob a coordenação de Nailson Simões.Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Neste concerto, o grupo UniRio Metais trouxe a clássica formação do quinteto de metais, apresentando obras conhecidas do grande público, mundial e nacional. Músicas que se tornaram famosas, como as Bachianas, de Villa-Lobos, ou o Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, serviram para o público apreciar a rica sonoridade dos metais, em todas as suas peculiaridades.

Os componentes do grupo são Nailson Simões e Maico Lopes, nos trompetes; Waleska Beltrami, na trompa; Everson Moraes, no trombone; e Albert Khappar, na tuba.Clique para ampliar - Foto: Portal Terê


Destacamos a participação do maestro Zdenek Svab, participante da organização do evento, que didaticamente explicou detalhes dos instrumentos e da música clássica, e até mesmo do comportamento da plateia em apresentações de música clássica. Tudo com muita simpatia e bom humor.

As vagas para assistir às atrações do 1º Festival de Música Clássica são limitadas. É necessário chegar com antecedência ao início de cada espetáculo para garantir a entrada.

Confira abaixo mais fotos da abertura e a programação completa do 1º Festival de Música Clássica:
(clique nas fotos para ampliar)

Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê
Público compareceu em bom número Waleska Beltrami - Trompa Nailson Simões e Maico Lopes - Trompetes
Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê
Albert Khappar - Tuba Everson Moraes - Trombone Maico Lopes

Confira abaixo a programação do 1º Festival de Música Clássica:

• 1º de setembro, terça, 19h, Teatro Municipal: Quinteto UniRio Metais - músicos Nailson Simões e Maico Lopes (trompete), Waleska Beltrami (trompa), Everson Moraes (trombone) e Albert Khappar (tuba)

• 2 de setembro, quarta, 19h, Teatro Municipal: Duo Lachrimae – Músicos Gisele Diniz (soprano) e Jorge Santos (violão)

• 3 de setembro, quinta, 19h, Teatro Municipal: Duo Gliss – Músicos Leonardo Sousa e Tiaho Calderano (percussão)

• 4 de setembro, sexta,19h, Teatro Municipal: Cabaré Alemão, com músicas de cabaré, canto e piano e projeção de slides: Músicos Sérvio Túlio (canto) e Glauco Baptista (piano)

• 5 de setembro, sábado, 15h, Teatro Municipal: Bessler Ensemble – Trio – Violino, viola e violoncelo: Músicos Hugo Pilger (violoncelo), Christine Springel (viola), Bernardo Bessler (violino)

• 5 de setembro, sábado, 20h, Teatro Municipal: Bessler Ensemble – Quarteto de Cordas - Músicos Hugo Pilger (violoncelo), Christine Springel (viola), Bernardo Bessler (violino), Michael Bessler (violino)

• 6 de setembro, domingo, 16h, Matriz de Santa Teresa: Teatro de Ópera do Rio de Janeiro (TORJ) e Coral Vozes do Outono – Presidente: Marco Aurélio Santos (barítono); Diretor Artístico: Manoel Paiva

• 6 de setembro, domingo, 18h, Praça Olímpica Luís de Camões: Teatro de Ópera do Rio de Janeiro (TORJ) e Coral Vozes do Outono - Presidente: Marco Aurélio Santos (barítono); Diretor Artístico: Manoel Paiva

• 7 de setembro, segunda, 16h, Praça Olímpica Luís de Camões: Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos - Regência do Maestro Zdenek Svab

Portal Terê - Redação