Teresópolis toda na Internet

 

 

Canoas fez festa com "Cultura nos Bairros"

Música, teatro, dança e talentos locais"Mineiro Pau", apresentação folclórica - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 01/09/2009 - Iniciando uma turnê pelo interior, a trupe do Cultura nos Bairros visitou, neste domingo, 30 de agosto, a comunidade de Canoas, no terceiro distrito. As atrações agradaram a população, que prestigiou em peso e se divertiu a valer com muita música, teatro de rua e dança folclórica. Desenvolvido pela Secretaria de Cultura, o projeto visa levar cultura, arte e entretenimento às comunidades, principalmente nos bairros mais afastados do centro.

As atividades foram realizadas no entroncamento de Canoas, atendendo também as comunidades de Prata dos Aredes e Varginha. E o que não faltou foi diversão.Artistas locais e convidados se apresentaram no evento - Foto: Cláudio Furtado

Tudo começou com a apresentação dos alunos do Curso de Teatro de Rua da Secretaria de Cultura. Em seguida, foi a vez da apresentação da dança folclórica ‘Mineiro-Pau’, característica do Rio de Janeiro, que, mais uma vez, divertiu a platéia, com grande interação entre atores e público.

Logo depois, teve início um verdadeiro show de talentos, com apresentações de música, poesia e contos, incluindo a participação de artistas locais. Utilizando um pequeno palco montado pela Associação de Moradores e Amigos de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha (AMACAPAV), diversos artistas apresentaram os mais variados estilos.

Já conhecidos do Cultura de Raiz, outro projeto da Secretaria de Cultura, os músicos Gustavo Agostini e Xando Pernambuco, acompanhados de Tamara Vidal, fizeram apresentações de coco, agradando a todos.Cecília Cerqueira da Silva, a dona Menininha, encantou a plateia com suas histórias - Foto: Cláudio Furtado

Moradora do bairro há 22 anos, Cecília Cerqueira da Silva, a Dona Menininha, deu um show à parte, contando animadamente suas histórias. “Que tarde maravilhosa. Trazer cultura para este lugar foi perfeito. Estávamos precisando disso”, comentou dona Menininha, que foi homenageada durante o evento, recebendo flores da comunidade.

A festa continuou com o agito de Gaúcho e seus Amigos e seguiu com os professores Célia Seabra, na flauta, e Jorge Péculas, no violão, ambos da Secretaria de Cultura, que apresentaram duas peças de Johann Sebastian Bach, levando a música clássica ao interior.

Logo depois, muito rock com a apresentação de Rama, Ynan e Yuri, integrantes da banda Consciente Coletivo. Mais tarde, Xando Pernambuco e Gustavo Agostini voltaram ao palco, desta vez com a participação de Bianca Cunha, animando o público. E já tinha anoitecido quando se apresentou a banda da comunidade hare krishna Vrajabhumi, de Prata dos Aredes, encantando a todos com mantras e hinos hare krishna.

Foto: Cláudio FurtadoA visita do Cultura nos Bairros a Canoas teve expressiva participação da AMACAPAV, que organizou a festa, realizou sorteio de brindes e montou até mesmo estandes para que a comunidade pudesse comercializar doces, salgados e sucos.

“Já estávamos pensando em fazer uma festa aqui e foi a partir desta ideia que decidimos pedir o apoio da Secretaria de Cultura. Uma união de esforços que deu certo. A vinda do projeto Cultura nos Bairros foi perfeita. O resultado foi maravilhoso e surpreendente”, disse Angela Ulhôa, vice-presidente da entidade. Martha de Resende, moradora do local e diretora cultural da associação, também fez elogios. “Trazer este projeto até aqui é o que chamamos de promover verdadeiramente o ser humano. Uma festa perfeita, alegre e cheia de méritos”, destacou.

Secretário de Cultura, Wanderley Peres, entre o coordenador do projeto, Ayrton Rebello, e o subsecretário Ronaldo Fialho - Foto: Cláudio FurtadoPara o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o Cultura nos Bairros já começa a ultrapassar fronteiras. “O projeto não só já caminha por conta própria, como também avança em sua própria proposta a cada domingo. Hoje, mais do que levar arte e entretenimento às comunidades, o projeto se tornou um caça-talentos, um canal de expressão com os bairros, que revela artistas e estimula a cultura. Não poderíamos estar mais satisfeitos”, avaliou o secretário.

Lançado no dia 14/06 pela Secretaria de Cultura, o Cultura nos Bairros já passou pelo Bairro de São Pedro, Meudon, Barra do Imbuí, Venda Nova, Vila Muqui, Campo Grande, no final da Posse, Rosário, e agora iniciou turnê pelo interior, começando por Canoas.

Coordenado pelos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o projeto inclui atividades de música, dança, teatro de rua, contação de história e animação cultural, sempre nas tardes de domingo. A próxima edição do Cultura nos Bairros será realizada no dia 13 de setembro, a partir das 15h, na localidade do Fischer.