Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis no Censo 2010

IBGE deve contratar 182 pessoas

Teresópolis, 01/09/2009 - Nesta última segunda-feira, 31 de agosto, Teresópolis deu o primeiro passo rumo ao Censo Demográfico de 2010 com a realização da primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística.

Criada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Comissão é formada por representantes do poder público e da sociedade civil com o objetivo de acompanhar, ajudar e tornar transparente o trabalho do IBGE na contagem da população a partir de agosto do ano que vem.

De acordo com estimativa das populações residentes divulgada pelo Tribunal de Contas da União, Teresópolis tem uma população estimada de 162.075 habitantes.

Comandada pelo coordenador da sub-área de Teresópolis do Censo 2010, Carlos Roberto Viggiano, a reunião contou com a apresentação das etapas de realização da contagem da população e também abordou questões relativas ao planejamento e execução do censo na cidade. “É muito importante a participação dos representantes da sociedade no acompanhamento do censo, pois é com base no número de habitantes que o município recebe recursos para aplicar em políticas públicas em benefício da população”, explicou Viggiano. “A Prefeitura está nos auxiliando na logística e também vai disponibilizar um espaço onde vai funcionar o posto de coleta, local onde os recenseadores vão entregar os dados coletados”, informou.

Segundo o IBGE, 182 pessoas vão trabalhar na contagem da população em Teresópolis a partir de agosto de 2010: serão 162 recenseadores, 19 supervisores e um agente censitário municipal. Esse pessoal será contratado, em caráter temporário, através de processo seletivo organizado pela Fundação Cesgranrio. As inscrições serão feitas entre 21 de setembro e 6 de outubro. O Edital pode ser consultado no site da Cesgranrio - http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/concursos.html .

Censo

O censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios particulares permanentes do País. É também o levantamento que oferece a maior quantidade de informações a respeito da população e de seus locais de moradia. A partir dessas informações, podem ser elaboradas políticas públicas para dimensionar e atender as demandas locais por educação, saneamento básico, atendimento hospitalar, coleta de lixo, luz elétrica e outros serviços.

O Censo de 2010 deve criar 240 mil empregos temporários, para visitar cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros. A equipe será equipada com cerca de 210 mil computadores de mão, nos quais estarão o questionário eletrônico e um programa para facilitar a localização do recenseador, por GPS, em áreas rurais e/ou remotas.

As Comissões Municipais de Geografia e Estatística estão sendo instaladas nos 5.565 municípios do País para auxiliar na tarefa de coletar informações em cada um dos 58 milhões de domicílios brasileiros. As Comissões irão colaborar na infraestrutura para instalação dos quase sete mil postos de coleta informatizados. Conectados à Internet, ou por outro meio de comunicação, esses postos receberão os dados coletados pelos recenseadores e os transmitirão para a sede do IBGE, no Rio de Janeiro.