Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis no Combate ao Fumo

Sec. de Saúde na Praça Olímpica

Teresópolis, 01/09/2009 - No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), profissionais da Secretaria de Saúde de Teresópolis estiveram, na Praça Olímpica, no Centro, para realizar uma campanha de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro à saúde.

Com o tema “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos”, o evento contou com distribuição de folhetos educativos, teste de nicotina – que avalia o grau de dependência química dos fumantes. Uma peça teatral, sobre o tema, foi apresentada a quem estava na praça. Equipes do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e do PSF da Quinta Lebrão indicaram caminhos a quem pretende abandonar o vício, mas tem dificuldades.

Foto: Roberto FerreiraUm dos caminhos sugeridos pelos profissionais é o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde. “No programa, os interessados em largar o cigarro passam pelo tratamento de abandono do fumo durante 3 meses, frequentando reuniões semanais. Sendo que 50% a 70% dos fumantes que participam do programa conseguem parar de fumar”, ressaltou a psicóloga Márcia Sayão, coordenadora do programa.

Durante a campanha, os fumantes também foram alertados sobre os bens materiais que deixam de adquirir por causa da despesa com cigarros. “Além de todo o malefício que o fumo causa à saúde, há ainda a questão financeira. Se uma pessoa ficar sem fumar durante 8 meses, ela poderá comprar uma geladeira, por exemplo”, lembrou Márcia.

A psicóloga destacou ainda que o problema atinge não só aos fumantes ativos, mas também aos passivos. “É importante esclarecer que uma pessoa que convive 8 horas diárias em ambiente fechado com um fumante vai absorver de 4 a 8 cigarros por dia sem ter posto sequer um cigarro na boca e terá maior chance de adquirir problemas respiratórios, cardíacos, e etc. Crianças que têm familiares que fumam dentro de casa sofrem muito”, observou Márcia Sayão.

Com 7 integrantes, a peça teatral abordou o tema de forma leve, mas consciente. “Resolvemos falar de uma maneira lúdica sobre uma questão muito séria: os malefícios do cigarro. O teatro teve o objetivo de tratar do assunto de forma que as pessoas lembrassem dos conselhos dados e parassem para pensar sobre isso. Queremos que elas se sintam estimuladas a parar de fumar”, reforçou a médica Sandra Quintanilha, que fez questão de participar da peça.

A chefe da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde, a médica Conceição Salomão, ressaltou a importância de ter um espaço para divulgar os programas da Secretaria. “Agradecemos à Secretaria de Direitos da Mulher que cedeu um stand para a divulgação dos programas da nossa secretaria. Durante todo o ano, vamos realizar campanhas voltadas para o combate de doenças como diabetes e aids, por exemplo”.

Os interessados em participar do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo devem se inscrever pelo telefone 2742-1726 ou se dirigir à Secretaria de Saúde, na rua Júlio Rosa, 366, Tijuca.