Teresópolis toda na Internet

 

 

Sistema Nacional de Cultura

Teresópolis participa de seminário

Secretário de Cultura, Wanderley Peres, entre Márcia Bibiane e Lucienne Figueiredo, superintendente e coordenadora do Sistema Estadual de Museus - Foto: Claudio FurtadoTeresópolis, 01/09/2009 - Representantes da Secretaria de Cultura de Teresópolis participaram, essa semana, do Seminário do Sistema Nacional de Cultura – etapa Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, sede regional do Ministério da Cultura (MinC) e contou com a presença de autoridades e gestores de cultura de quase todos os 92 municípios que compõem o Estado do Rio.

Promovido pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Município do Rio de Janeiro, o seminário teve como objetivo explicar as diretrizes que estão norteando a construção do Sistema Nacional de Cultura, de acordo com a Política Nacional de Cultura estabelecida a partir do papel do Estado e da sociedade civil.

Durante o seminário foi aberto espaço para debate entre os gestores de cultura do estado e relatos de experiências de municípios que já estão implantando o plano municipal de cultura. O secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, esteve na abertura do evento, na segunda-feira, 24, onde também estiveram o deputado Alessandro Molon, presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj); a Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali; a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes; o coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional e do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe; a coordenadora da Divisão de Políticas Culturais da Regional do MinC, Ana Lúcia Pardo; e o representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, professor Adair Rocha.

Na ocasião, a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, apresentou a estrutura da Secretaria Estadual de Cultura, se colocando à disposição dos municípios para auxiliar na elaboração de seus projetos. Já o deputado Alessandro Molon destacou a importância de serem traçadas políticas públicas de cultura completas e contínuas. “Isso é fundamental para que o Estado possa realizar investimentos de forma definitiva, evitando novos recomeços”, disse Molon, que, assim como Adriana Rattes, também confirmou sua presença em Teresópolis para a Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos dias 22 e 23 de setembro.

Ainda durante o seminário, foi ressaltado o crescimento da cultura no Estado do Rio de Janeiro, principalmente no interior, lembrando o fato do Rio de Janeiro ter sido o estado brasileiro com maior número de inscrições de projetos candidatos a pontos de cultura este ano, quase 800. Dos 92 municípios do Estado, 73 foram contemplados com pontos de cultura, entre eles, Teresópolis, através do Grêmio Musical Paquequer, que receberá do Governo Federal uma verba de R$ 180 mil, distribuída em três anos.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, estar em contato com as esferas estadual e federal é sempre uma oportunidade para garantir maior desenvolvimento da cultura em Teresópolis. “Mais uma vez tivemos proveitosa troca de experiências e fizemos contatos importantes, que nos abrem portas para ações conjuntas e para o desenvolvimento de novos projetos na área cultural. Desta vez, além de todo o embasamento que recebemos, conforme a proposta do seminário, ainda confirmamos a presença de representantes de diversas entidades das esferas estadual e federal na nossa Conferência, o que vai garantir ainda maior capacitação na escolha das políticas públicas culturais a serem adotadas em Teresópolis”, avaliou.

O Seminário do Sistema Nacional de Cultura – etapa Estado do Rio de Janeiro contou com a participação de gestores de cultura de quase todos os 92 municípios do Estado do Rio, e ainda, de representantes de Conselhos Municipais de Cultura e Pontos de Cultura. Além do secretário Wanderley Peres, Teresópolis foi representada também pela produtora cultural da Secretaria de Cultura, Luciana Daumas.

Pré-Conferência

Na próxima quarta-feira, dia 2 de setembro, às 19h, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, será realizada a Pré-Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis, onde será apresentada pela Secretaria de Cultura a minuta da Conferência, marcada para os dias 22 e 23 de setembro.