Teresópolis toda na Internet

 

 

Sérgio Cabral promete UPA até dezembro

Unidade de Pronto-AtendimentoO Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, o Deputado Estadual André Correa, o Governador Sérgio Cabral e o Prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek, em reunião no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro - Foto: SecCom

Teresópolis, 26/08/2009 - O Prefeito Jorge Mario e o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, estiveram no Rio de Janeiro na última semana, para uma reunião com o Governador Sérgio Cabral. Em pauta, a priorização do município de Teresópolis para receber a UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, a fim de desafogar o atendimento de emergência da rede pública.

Segundo o Prefeito Jorge Mario, a Prefeitura ainda está definindo a localidade onde a UPA será implantada. “Já estamos estudando um terreno em uma localização central, próxima aos bairros mais populosos do município”, afirmou.

A UPA contará com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raio-x, gesso, sutura, medicação e nebulização. A UPA também terá leitos, nas salas “amarela” e “vermelha” onde pacientes em estado grave poderão ser estabilizados ou ficar internados.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, a vinda de uma UPA para o município é o resultado de uma grande articulação política do Prefeito Jorge Mario e da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Governo do Estado. “O Estado vai montar, equipar e custear toda a UPA, que poderá atender cerca de 400 pessoas por dia em Teresópolis. Com isso, a Prefeitura Municipal terá mais recursos para alocar na assistência básica”, ressaltou.

O serviço de pronto atendimento funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, e será equipado para atender tanto a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que eles sejam removidos para um hospital, caso haja necessidade. Na UPA os pacientes farão consultas, exames e também receberão medicamentos.

As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas para desafogar as emergências dos grandes hospitais, muitas vezes ocupadas por pacientes que poderiam ser encaminhados para serviços de pronto atendimento que funcionassem em horário integral. “Teresópolis vai contar com um grande reforço na saúde. Com a chegada da UPA, nossa população terá um atendimento melhor, pois a unidade ajudará a diminuir o fluxo dos hospitais da cidade que atendem emergência”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

Outro dado que chama a atenção é o tempo de construção da UPA em relação às unidades tradicionais de alvenaria, que levam cerca de um ano ou dois para ficarem prontas. Em contrapartida, uma UPA começa a funcionar no prazo de 30 a 60 dias após o início das obras.

UPA em números

Números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que as UPAs são altamente resolutivas e que, normalmente, menos de 1% dos casos precisam de remoção hospitalar. “Sabemos que as UPAs não resolvem totalmente os problemas da saúde mas, certamente, são um grande pólo de atendimento. Algumas UPAs do estado recebem uma média de 700 pacientes por dia”, disse o Governador Sérgio Cabral, no início de agosto, quando o Prefeito Jorge Mario esteve no Rio para a assinatura do contrato de construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no município de Teresópolis.

Atualmente, o estado do Rio de Janeiro conta com 22 unidades e serão inauguradas outras 23 até o final de 2009. O Ministério da Saúde prevê ainda a construção de mais 23 UPAs em 2010. “As UPAs buscam reduzir as filas de espera e oferecer um atendimento de urgência altamente qualificado”, finalizou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.