Teresópolis toda na Internet

 

 

'Artista da Medicina' de Teresópolis

Ex-aluno do Unifeso ilustra AtlasIlustração conjunta do ex-aluno do UNIFESO, Carlos Machado, e do médico Frank Netter no Atlas de Anatomia Humana - Foto: Karlany Soares

Teresópolis, 26/08/2009 - Formado em Medicina pelo UNIFESO em 1982, o médico Carlos Alberto Guimarães Machado foi um dos ilustradores colaboradores do livro "Atlas de Anatomia Humana", da editora Elsevier.

De autoria do médico Frank Netter, que deixou a atividade para se tornar um "artista da medicina", como ele mesmo se intitulou, a publicação, disponível nas bibliotecas do UNIFESO, possui mais de 540 ilustrações coloridas que mostram o corpo humano inteiro. No livro, o autor definiu Carlos Machado, que também trocou a medicina pela arte, como "colaborador de pinturas originais e espetaculares".

De acordo com o professor Cezar Antonio Elias, a colaboração de seu ex-aluno com Netter "tem um imenso valor científico e artístico, por contribuir para o conhecimento da saúde no mundo inteiro, através de suas ilustrações", considerou.

Carlos Machado esteve no UNIFESO em 2008, participando do V Fórum do Centro de Ciências da Saúde, quando ministrou a conferência "Ilustração Médica: educação pela arte".

Fonte: Raquel Oliveira / UNIFESO (Fotos Karlany Soares)