Teresópolis toda na Internet

 

 

Exposição na Casa de Cultura

'Graffiti' em exposição até setembro

Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 21/08/2009 - Será inaugurada nesta sexta-feira, 21, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, às 18h, a Exposição Graffiti, do artista plástico Rafael Fortuna Barão. A mostra, que reúne pinturas em grafite, ficará exposta até 13 de setembro, na galeria da casa, podendo ser vista de segunda a sábado, das 10h às 19h.

A exposição reúne 12 pinturas e 20 desenhos, todos produzidos a partir do conceito visual do grafite. Por muito tempo essa forma de arte foi considerada uma espécie de contravenção, renegada ao campo das expressões marginais, parente próxima da pichação. Hoje, através da elaboração de sua linguagem, graças a artistas como Basquiat e Osgemeos, os murais e paredes pintados nos grandes centros urbanos ganham status de manifestação legítima dentro das artes plásticas.

Originário deste universo, Rafael Fortuna mantém em seu trabalho o vigor casual característico da arte urbana, mesmo quando realizado em outros suportes. Suas imagens misturam ícones, objetos, personagens, arquétipos e elementos gráficos facilmente reconhecíveis nos muros e paredes das cidades. E ganham força quando a elas se somam a energia das cores e a intensidade dos traços que revelam a personalidade do artista.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, esta é mais uma ótima oportunidade para quem aprecia arte. “Sempre tivemos a preocupação de prestigiar todas as formas de arte e cultura, visando não só o desenvolvimento cultural, mas também a transformação a partir do conhecimento. Nesta nova exposição, em especial, a sociedade poderá apreciar um trabalho inovador, com características diferentes, e o que é melhor: produzido por um jovem artista. É a cultura renovando-se e revelando novos talentos a cada dia”, destacou o secretário, lembrando que o espaço da Casa de Cultura está aberto a todos os artistas da cidade.

A mostra estará aberta à visitação pública a partir deste sábado, 22 de agosto. Na ocasião será realizada também, às 17h, na área externa da Casa de Cultura, uma apresentação de hip hop, organizada pelo próprio artista. A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica na Praça Juscelino Kubitschek, bairro de Fátima.