Teresópolis toda na Internet

 

 

Conferência da Cultura em Teresópolis

Participação do Ministério da CulturaSecretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, e a Chefe da Divisão de Políticas Culturais da Regional do MinC, Ana Lúcia Pardo - Foto: Claudio Furtado

Teresópolis, 20/08/2009 - O secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, esteve nesta terça-feira, 18 de agosto, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, para uma reunião na sede regional do Ministério da Cultura (MinC).

O encontro teve como objetivo tratar da formulação da Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no fim de setembro, com a participação do MinC. Além do secretário, a reunião contou com a presença da chefe da Divisão de Políticas Culturais da Regional do MinC, Ana Lúcia Pardo, do subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e da produtora cultural da Secretaria da Cultura, Luciana Daumas.

Entre os assuntos tratados, Ana Lúcia Pardo destacou a importância dos municípios integrarem o Sistema Nacional de Cultura. Partindo dessa premissa, ressaltou a importância da realização da Conferência Municipal, como meio de trazer a sociedade para a discussão, colaborando com diretrizes e metas na formulação do Plano Municipal de Cultura, que, por sua vez, vai seguir as normas do Sistema Nacional de Cultura. Em seguida, Ana Lúcia forneceu orientações para a realização da Conferência, que deve ter caráter mobilizador, com formulação de propostas de políticas públicas ligadas à cultura.

No encontro, o secretário Wanderley Peres fez um breve diagnóstico da situação da cultura em Teresópolis, destacando os projetos que vem sendo desenvolvidos e os equipamentos culturais disponíveis. “Teresópolis está vivendo um período de transformação, com grande incentivo à cultura de qualidade. Esta mudança proposta pelo governo Jorge Mario já apresenta resultados. A cultura foi o segundo item mais votado como demanda nas plenárias do Orçamento Participativo, o que demonstra claramente o interesse da sociedade e nos mobiliza para dar prosseguimento ao trabalho”, declarou.

A chefe da Divisão de Políticas Culturais da Regional do MinC se entusiasmou com a mobilização da Secretaria de Cultura de Teresópolis. “Fico feliz com a iniciativa do governo municipal em buscar orientações para que possa realizar uma Conferência bem sucedida. Daremos todo o apoio e tenho certeza que a Conferência Municipal será apenas o primeiro passo para futuras parcerias entre a prefeitura de Teresópolis e o Ministério da Cultura”, enfatizou Ana Lúcia Pardo, apontando ainda para a necessidade de ser mantido um diálogo aberto, a partir de reuniões informais, com os diversos segmentos que compõem a cultura no município.

A realização da Conferência Municipal de Cultura é um dos resultados da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, revitalizado a partir do governo Jorge Mario. O anteprojeto de reestruturação já foi entregue ao prefeito e está em fase de análise para aprovação.

A partir da reunião desta terça-feira com a Regional do MinC, será elaborada a programação da Conferência Municipal de Cultura, marcada para os dias 22 e 23 de setembro, em local ainda a ser definido. Nela, serão eleitos os delegados que vão representar Teresópolis na Conferência Estadual de Cultura, programada para acontecer até dezembro deste ano.