Teresópolis toda na Internet

 

 

Prazos para resolver prioridades

Reunião com Prefeito e Associações de Moradores

Teresópolis, 19/08/2009 - Em reunião realizada na última sexta-feira, 14, no Teatro Municipal, o prefeito Jorge Mario e secretários de sua equipe de governo definiram prazos para realizar uma série de obras e serviços de manutenção nos bairros da cidade e localidades do interior.

Demandas de rotina e prioritárias, entre recuperação de ruas, reparos em galerias, iluminação pública e regularização da coleta de lixo, foram apontadas pelos presidentes de associações de moradores e encaminhadas à Prefeitura através da Secretaria Municipal de Governo e da FAMEAT – Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis. Cada associação apresentou três solicitações de sua região e recebeu um prazo definindo quando os serviços serão executados.

Para melhor atender a população, serão realizadas reuniões regulares entre o prefeito Jorge Mario e os líderes comunitários. “Esses encontros vão funcionar como importante canal de comunicação entre o governo e os representantes da comunidade para definir prioridades e intervenções nos bairros. O Governo Jorge Mario está fazendo todo o esforço para atender o maior número possível de demandas ainda em 2009”, explicou o secretário de Governo, José Alexandre Almeida.

Ele conduziu a reunião, ao lado dos secretários municipais Denise Lobato (coordenadora do Orçamento Participativo), Paulo Marchesini (Obras e Serviços Públicos), Maurílio Schiavo (Saúde) e Magali Tayt-Sohn (Educação).

Durante o encontro, o prefeito Jorge Mario esclareceu que uma das maiores demandas de toda a cidade diz respeito à iluminação pública. Levantamento técnico criterioso realizado este ano aponta uma carência em torno de três mil braços de luz em todo o município, com pedidos que não são atendidos desde 2003. Além disso, até o ano passado não existia um plano de metas para ser executado nesta área. “Estamos revendo o contrato em vigor e buscando nova parceria. Nossa meta é regularizar esse importante serviço e atender a demanda reprimida nos próximos doze meses. Vamos dar o máximo de eficiência utilizando os valores arrecadados com a contribuição de iluminação pública”, garantiu o prefeito Jorge Mario.

Outro problema emergencial que terá atuação enérgica da Prefeitura é o da coleta e disposição do lixo nos bairros. O serviço vem sendo realizado de forma precária desde o início do ano, quando a administração municipal recebeu o setor com vários caminhões de coleta sucateados e praticamente sem condição de uso. Em breve, será aberta licitação para locação de caminhões para regularizar o serviço. “Além disso, vamos começar a substituir as centrais coletoras de lixo espalhadas pela cidade. Consideradas grave problema de saúde pública por funcionar como foco de transmissão de doenças, as centrais foram condenadas pelo Ministério Público. É fundamental que o lixo da cidade tenha armazenamento correto até ser recolhido e encaminhado para o aterro sanitário, pois isso evita sérios problemas de saúde”, ressaltou o prefeito.

Demandas e prazos

Várias reivindicações apresentadas à Prefeitura na última sexta pelos presidentes de associações de moradores começam a ser atendidas já neste mês de agosto, com os recursos do orçamento municipal de 2009; outras serão solucionadas a partir de 2010, com a verba disponibilizada para o orçamento do próximo ano. Para agilizar a execução dos serviços, o prefeito Jorge Mario também vem investindo na obtenção de recursos para investimentos na cidade. Inclusive em viagem a Brasília na última semana, quando o prefeito garantiu, através de emendas ao orçamento da União para 2010, a execução de vários projetos que estão sendo elaborados pela equipe técnica do Governo. No total, o município de Teresópolis receberá R$ 5 milhões que foram comprometidos em emendas de Senadores e Deputados Federais para o próximo ano.

Entre as demandas que começam a ser atendidas em agosto e setembro estão a construção de ralo gigante no início da Rua Mato Grosso, no bairro Santa Cecília; a pintura de quebra molas nas ruas do bairro de São Pedro; reparos no manilhamento da Rua Maria da Conceição Gervaso, na Beira Linha; restauração de ruas na Quinta Lebrão e reparos na tela de proteção da Escola Irene Sant’anna do Valle, no Pimentel. Outros serviços solicitados e que serão executados até o fim do ano estão a recuperação do trecho da Estrada José Gomes da Costa Júnior, antiga Estrada da Posse, que cedeu no início de 2008, em decorrência dos temporais de verão; a construção de escada no ponto final do ônibus da Coréia; a instalação de abrigos nos pontos de ônibus na localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito, e a colocação de cestas coletoras de lixo nas ruas que dão acesso às servidões onde não há coleta de lixo nos bairros de Fátima e Araras.

Várias reivindicações foram apontadas como proposta de obras e de investimentos nas plenárias do Orçamento Participativo e deverão ser contempladas a partir de 2010.

Durante a reunião, o secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, falou sobre os planos do governo municipal de ampliar a rede de PSFs no município de doze para quatorze equipes, até 2012, e sobre a construção de serviços de pronto atendimento no centro da cidade e na localidade de Pessegueiros, no 2º Distrito. “Várias solicitações das comunidades atendem ao planejamento técnico da Secretaria de Saúde e muitas demandas serão contempladas a partir de 2010, dentro das propostas do Orçamento Participativo”, explicou.

O secretário de Saúde também informou que esta semana participa de reunião com representantes do Governo Estadual, quando vai pedir que seja antecipada a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas em Teresópolis, a fim de que a UPA comece a funcionar até novembro, oferecendo atendimento médico de urgência à população e desafogando o pronto socorro do Hospital das Clínicas. “A emergência do HCT não vai fechar, pois existe um contrato em vigor até novembro. A Prefeitura está negociando a recontratualização com o hospital e oferecendo o repasse de R$ 1,45 milhão por mês”, esclareceu.