Teresópolis toda na Internet

 

 

Professora de Teresópolis em revista internacional

Lia Selig publicou artigo

Professora Lia Selig - Foto: UNIFESOTeresópolis, 19/08/2009 - O "International Journal of Tuberculosis and Lung Disease" – revista internacional sobre tuberculose e doenças pulmonares –, com sede em Paris, publicou recentemente um artigo produzido pela professora Lia Selig, do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Sob o título "Uses of tuberculosis mortality surveillance to identify programme errors and improve database reporting" (Vigilância dos óbitos relacionados à tuberculose como forma de identificar problemas no programa de controle da tuberculose), o artigo é resultado da investigação de 73 óbitos relacionados à tuberculose ou por causa indeterminada, registrados em dois hospitais públicos com emergência aberta do Rio de Janeiro, entre agosto de 2005 e setembro de 2006.

De acordo com a professora, o trabalho pode contribuir com ações de controle da tuberculose. "A proposta é investigar os óbitos relacionados à tuberculose com vistas a melhorar a assistência ao paciente, a investigação de contatos e o sistema de informação. A doença é uma causa evitável de óbito e sua ocorrência, na maior parte dos casos, reflete falhas no controle. A redução da mortalidade por tuberculose no estado do Rio de Janeiro, que vem ocorrendo nos últimos anos, permite que todos os óbitos sejam investigados para que novas estratégias de controle sejam implementadas", destacou Lia.

A autora

Lia Selig é mestre em Clínica Médica e doutoranda na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora titular do UNIFESO e médica sanitarista do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Saúde Coletiva, atuando principalmente nas áreas de promoção da saúde, vigilância em saúde e tuberculose.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira