Teresópolis toda na Internet

 

 

"Trote Sustentável" reuniu 93 alunos

Calouros do Unifeso plantaram mudas93 calouros de Direito participaram do ‘Trote Sustentável’ - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 19/08/2009 - Orientados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e do Parque Estadual dos Três Picos, 93 alunos do primeiro período do curso de Direito da Unifeso plantaram mudas de espécies da mata ciliar nas margens do Rio Paquequer, na altura do Forte Apache, no bairro do Alto.

Ação de cidadania e preservação do meio ambiente, o ‘Trote Sustentável’ aconteceu, no último sábado, 15, e contou com as presenças do subsecretário de Meio Ambiente, Maurício Lopes, o chefe do Parque dos Três Picos, Théo Panagoulias, e o coordenador do curso de Direito, Dalmir Lopes.

93 calouros de Direito participaram do ‘Trote Sustentável’ - Foto: Roberto FerreiraCom o objetivo de conscientizar os universitários sobre a importância de preservar o meio ambiente, a ação foi promovida em parceria pela Secretaria de Meio Ambiente e o Centro Acadêmico de Direito da Unifeso – ‘Fazendo Direito’.

O subsecretário de Meio Ambiente, Maurício Lopes, deu as boas vindas aos calouros e parabenizou a universidade pela iniciativa. “Em nome do prefeito, Jorge Mario, e da Secretaria de Meio Ambiente, agradeço a todos pela presença. Espero que este tipo de trote se torne uma rotina em outros cursos da Unifeso”, frisou Mauricio Lopes, lembrando que, em breve, a secretaria vai investir em mais uma ação ambiental na cidade, com o programa de coleta seletiva.

O Parque Estadual dos Três Picos montou um stand para distribuição de cartilhas e panfletos explicativos - Foto: Roberto FerreiraThéo Panagoulias, chefe do Parque Estadual dos Três Picos, destacou a importância da ação. “Esse tipo de ritual é fundamental porque, em primeiro lugar, incentiva a conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, a recuperação da faixa marginal de proteção do Rio Paquequer ajuda a controlar o assoreamento do rio e até mesmo a manter a qualidade e a quantidade de água”. O parque montou um stand com cartilhas sobre a Mata Atlântica e panfletos explicativos sobre o INEA – Instituto Estadual do Ambiente.

Coordenador do curso de Direito, Dalmir Lopes, lembrou que a iniciativa de plantar mudas partiu dos próprios alunos. “A ideia foi do Centro Acadêmico e os universitários aderiram com entusiasmo.

Além disso, a universidade vem incentivando o redirecionamento do encontro entre calouros e veteranos, com o ‘Calouro Solidário’, no qual os alunos arrecadam alimentos para doar a entidades”. Para Daniele Guarilha, membro do Centro Acadêmico, a ação tem um caráter social relevante. “Buscamos algo diferente para receber os calouros porque as pessoas entram na faculdade com medo do trote. Além da integração social entre os estudantes, contribuimos também para o meio ambiente da cidade”, salientou Daniele Guarilha.

Entre os calouros, a aprovação era unânime. “Em Teresópolis, muitos trotes eram voltados para arrecadação de dinheiro nos sinais para a festa. Essa mudança é interessante porque além de nos conhecermos estamos colaborando como meio ambiente”, disse Philip Queiroz, do 1º período. A ideia também agradou aos veteranos de Direito, que fizeram questão de participar. “Antes, os alunos só pensavam em festas, diversão sem responsabilidade social. Esse evento é focado no bem da natureza e da sociedade”, reforçou Geórgia Hyath, do 8º período.