Teresópolis toda na Internet

 

 

Exposição Roger Malhardes

Casa da Memória conta a história da cidade

O secretário de Cultura, Wanderley Peres, convida para a Exposição Roger Malhardes, que pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 14/08/2009 - Aberta nesta semana, segue até 31 de agosto, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, a Exposição Roger Malhardes. Organizada pela Secretaria de Cultura, através do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, a mostra reúne fotografias diversas do político Malhardes, retratando as suas quatro gestões como prefeito de Teresópolis.

“A Casa da Memória foi criada para, além de preservar a memória, promover o conhecimento da história do município. E é exatamente isso que estamos fazendo. Esta mostra, em especial, tem grande valor porque destaca um importante período da história de Teresópolis, homenageando um de seus mais importantes políticos. Vale a pena conferir”, convidou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Instalada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, a exposição Roger Malhardes conta com cerca de 40 fotografias, que retratam diversos momentos da vida do ex-prefeito. “Grande parte do acervo refere-se a obras de pavimentação e construção de pontes realizadas durante seu governo, fato, inclusive, que fez com que Malhardes ficasse conhecido como ‘Prefeito das pontes’”, destacou Wanderley Peres, lembrando que também estão expostas fotos de eventos dos quais Roger Malhardes participou, entrevistas e convenções de partido, entre outros.

Além das fotografias, também está em exposição parte do mobiliário pertencente à residência de Malhares: três cadeiras e uma chaise longue (espreguiçadeira). Tanto o mobiliário como as fotografias foram doados pela neta do ex-prefeito, a promotora de Justiça Anaísa Malhardes, e agora pertencem ao acervo do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis.

A Exposição Roger Malhardes ficará aberta à visitação até o dia 31 de agosto, podendo ser vista de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, que fica na Praça Baltasar da Silveira, 91, centro.

Sobre Roger Malhardes

Roger de Souza Malhardes, nascido na cidade do Rio de Janeiro em 29 de maio de 1916, chegou a Teresópolis em 1942, como tabelião. No contexto do Estado Novo (1937-1945), o Presidente da República, Getúlio Vargas, nomeava um Interventor Estadual que, por sua vez, indicava o Prefeito Municipal. Foi por esse mecanismo que Roger Malhardes alcançou o cargo de Prefeito de Teresópolis, em 27 de fevereiro de 1945, nomeado pelo então Interventor Ernani do Amaral Peixoto. Entre as obras deste período, destacam-se a pavimentação da Avenida Feliciano Sodré (Reta) e da Rua Prefeito Monte (atual Sebastião Teixeira), na Tijuca.

Após este mandato, que durou nove meses, Roger Malhardes exerceria ainda por três vezes o cargo de Prefeito Municipal em Teresópolis. No ano de 1946, novamente nomeado para um novo mandato de nove meses; no quatriênio 1951-1954, quando foi eleito pelo voto; fato que se repetiu no período 1973-1976.

Entre as obras realizadas por ele, destacam-se a ponte da Rua Olegário Bernardes (Várzea), Rua Fileuterpe (São Pedro), Rua Dr. Oliveira (Barra/Pimenteiras) e Rua Tocantins, no Alto. E ainda, a Escola Municipal Antonio Santiago, a Praça Getúlio Vargas, na então Vidigueiras, com nova ponte e pavimentação, e a ponte dupla sobre a Avenida Amazonas, atual Lucio Meira.

Além de prefeito de Teresópolis, Roger Malhardes foi, por três vezes, deputado estadual e, por duas vezes, prefeito do município de Engenheiro Paulo de Frontin. Malhardes morreu em 2007, aos 91 anos de idade. Ele deixou cinco filhos – uma do primeiro casamento e quatro do segundo, seis netos – entre eles a promotora de Justiça Anaiza Malhardes, três bisnetos e uma tataraneta.